
O Centro de Educação Ambiental da Quinta Pedagógica tem patente a exposição fotográfica “Hortas Ecológicas em Permacultura”, da autoria de Henrique Bastos.
Composta por mais de uma centena de fotografias, a mostra oferece um olhar profundo sobre práticas agrícolas sustentáveis, desenhadas em harmonia com a natureza e inspiradas nos princípios da permacultura.
A exposição reúne registos de projetos desenvolvidos pelo autor em diferentes geografias como o Chile, Bulgária, Peru, Egipto e Inglaterra, evidenciando uma abordagem que conjuga saberes ancestrais, geometrias sagradas, educação alternativa e respeito pelos ciclos naturais. As imagens retratam também a forte componente social da permacultura, com especial enfoque em comunidades escolares, jovens e seniores.
A inauguração decorreu esta quinta-feira e contou com a presença de Altino Bessa, vereador do Ambiente do Município de Braga, que destacou “o trabalho consistente de Henrique Bastos ao longo das últimas décadas na promoção de práticas agrícolas ecológicas, bem como o contributo de todos os que, diariamente, se dedicam à construção de um planeta mais sustentável”.
A iniciativa contou com a participação de seniores do Centro Comunitário de Dume, jovens do Instituto de Formação Profissional de Braga – Polo de Mazagão, e voluntários da Quinta Pedagógica, envolvidos nos projectos de hortas sociais e terapêuticas.
A exposição estará patente ao público até ao dia 7 de junho, sendo de visita gratuita.


