Terça-feira, Dezembro 6, 2022
15.1 C
Braga
InícioBragaQuinta Pedagógica de Braga candidata a prémio internacional

Quinta Pedagógica de Braga candidata a prémio internacional

CM Braga

O Município de Braga acabou de submeter a Quinta Pedagógica de Braga e o projeto BUILD – Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator ao Prémio Internacional da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), que este ano tem como tema “Boas Práticas de Promoção de Cuidados da Cidade”.

Para a vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, os dois projetos que o Município candidata “são reflexo do trabalho transversal e equitativo que se tem vindo a realizar no âmbito da implementação de políticas potenciadoras de educação para todos”.

A Quinta Pedagógica de Braga é um projeto versátil e intergeracional que, para além de permitir o desenvolvimento de transmissão de boas práticas ambientais, fomenta o ensino das tradições locais às crianças e jovens.

Sendo Braga uma cidade “cada vez mais voltada para a educação na mobilidade urbana” e sabendo da “importância da transmissão de novos hábitos no seio do público escolar”, o projeto BUILD – Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator “é a boa prática que transparece a ideia de que é a partir da escola que conhecemos e aprendemos a ser e estar em comunidade; a preservar e cuidar da cidade e das pessoas”.

Na carta de compromisso que o Município de Braga anexou às candidaturas, a Autarquia fala sobre “a tríade escola-cidade-comunidade assume um protagonismo cada vez mais significativo em matéria educativa”. “Esta evidência deve-se ao investimento na formação integral dos indivíduos que não se limita ao universo escolar, mas a todas as dimensões da sua vida. Braga tem a particularidade de aliar a contemporaneidade e inovação à história e memória”, pode ler-se na candidatura.

Esta simbiose única permite a assunção de práticas que valorizam o “Saber” da cidade, sendo o compromisso de Braga mobilizar todos os recursos para a construção de uma Cidade Educadora.

Com esta candidatura, a Autarquia de Braga pretende ver reconhecido o trabalho da comunidade em prol da escola e da educação. “Somos âncora de um modelo de educação colaborativo que possibilita a igualdade de oportunidades; o fortalecimento da cultura e dos valores de cidadania, mas também a aposta em áreas como a criatividade, a inovação e o empreendedorismo que assumimos como valores decisivos para reforçar Braga como Cidade Educadora”, acrescenta-se.

As candidaturas serão agora submetidas à avaliação de um júri constituído por representantes do Comité Executivo da AICE e alguns elementos académicos. A decisão do júri será conhecida no mês de julho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS