Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
13.4 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoQueima do Galheiro está de regresso a Fradelos em Famalicão

Queima do Galheiro está de regresso a Fradelos em Famalicão

© CM Famalicão

A tradição ancestral da “Queima do Galheiro”, em Fradelos, Famalicão, está de regresso neste Carnaval.

Reza a tradição que, até ao final do dia de Entrudo, o Galheiro tem que arder completamente para que haja boas colheitas. A “Queima do Galheiro” vai ser cumprida na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares de Ferreirinhos e Sapugal na Quinta, na freguesia de Fradelos, assinalando o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal. O galheiro arde a partir das 22:00.

A “Queima do Galheiro” é uma manifestação ancestral relacionada com o Entrudo, aos quais se associam rituais de purificação e expulsão das forças malignas do Inverno, dando início ao período renovador da Quaresma. Ao longo de vários dias, em vários lugares da freguesia, a população sai à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, em redor de um tronco de pinheiro (galheiro), no topo coloca-se um boneco a que se chama ‘entrudo’ e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.

Para além desta tradição popular, também terá lugar no mesmo dia o XXIV Desfile de Carnaval de Fradelos, organizado pela associação juvenil, Koklus, entidade que também promove o concurso de Galheiros. Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.

O corso carnavalesco arranca às 14:30 no Largo dos Reis, sendo que a entrega dos prémios, e término do desfile, acontece na Escola Básica de Valdossos.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES