Sábado, Abril 13, 2024
17.7 C
Braga
BragaQuatro projetos de mobilidade sustentável em Braga vão receber 240 mil euros...

Quatro projetos de mobilidade sustentável em Braga vão receber 240 mil euros da Europa

© CM Braga

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) vai apoiar, com 240 mil euros, quatro propostas vencedoras dos desafios de mobilidade sustentável lançados pela cidade de Braga, no âmbito do programa #ChallengeMyCity, promovido pela EIT Urban Mobility. Cada uma das quatro propostas vencedoras será financiada com 60 mil euros.

Com estes projetos, Braga identificou “quatro grandes necessidades” na área da mobilidade sustentável, nomeadamente a melhoria da segurança dos ciclistas e monitorização dos seus fluxos, compreender e promover a mobilidade ativa no centro da cidade, melhorar a utilização e monitorização do estacionamento de rua e o incentivo do transporte escolar alternativo, diminuindo, dessa forma a utilização do transporte particular.

Para poder desenvolver estas quatro áreas, e em parceria com a EIT Urban Mobility, Braga aderiu ao programa europeu #ChallengeMyCity, destinado a empreendedores, “start-ups” e empresas de todas as dimensões, incentivando a apresentação de candidaturas inovadoras para cada uma das lacunas de mobilidade sustentável detetadas.

A responsável da EIT Urban Mobility pela implementação de todos os projetos em Portugal, Maria Paula Caycedo, explicou que Braga entrou na rede em 2022, com um projeto-piloto que premeia quem utilizar a bicicleta na cidade. “Na cidade de Braga, o projeto percorreu mais de 77 mil quilómetros, representando uma poupança estimada de oito toneladas de CO2. Já foram entregues mais de 5.500 euros em ‘vouchers’”, referiu.

Com o #ChallengeMyCity, o objetivo é ajudar Braga a “continuar o seu caminho rumo à mobilidade sustentável”, aproveitando a experiência europeia de outras cidades da mesma dimensão, confrontadas com os mesmos desafios.

“Apoiamos as cidades na procura de novas soluções inovadoras de mobilidade e criamos um sistema em que as soluções podem ser testadas antes que as cidades invistam nelas. É aqui que as melhores práticas europeias de aprendizagem de outras cidades são canalizadas através do nosso trabalho em rede”, explica Maria Paula Caycedo.

O #ChallengeMyCity é um programa europeu que tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da mobilidade sustentável nas cidades europeias, apoiando a implementação de projetos inovadores.

O financiamento europeu permite aos municípios testarem diferentes soluções para as suas necessidades de mobilidade sustentável, antes de assumirem um compromisso de investimento no longo prazo.

Este ano, além de Portugal, o #ChallengeMyCity chega também às cidades gregas de Larissa e Heraklion.

O diretor de Desenvolvimento de Mercado da EIT Urban Mobility, Lluis Puerto, refere que o #ChallengeMyCity é um serviço europeu que incentiva as cidades a testarem diferentes soluções inovadoras de mobilidade, de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de as integrar, no longo prazo, na sua estratégia de mobilidade. “Estamos confiantes de que o serviço que disponibilizamos, facilitando a testagem de soluções inovadoras bem como a recolha do ‘feedback’ dos cidadãos, vai permitir às cidades europeias beneficiarem da inovação existente no campo da mobilidade sustentável, aplicando-a nas suas ruas”.

Na sua primeira edição, em 2022, o programa implementou nove soluções inovadoras de sete ‘start-ups’, nas cidades de Milão, Toulouse e Madrid, entre um bicicletário seguro e uma doca movida a energia solar, além de cinco pilotos sobre os temas da intermodalidade, logística urbana sustentável e da monitorização de fluxos de mobilidade ativa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES