
O presidente americano começou a desenvolver na sua segunda semana de mandato uma política que já é conhecida como “tarifas Trump”. Estas tarifas são uma arma política poderosa e pouco convencional para forçar acordos multilaterais, apesar de os riscos serem enormes para a economia.
Isto porque na inexistência de acordo, as tarifas Trump podem representar um abalo real que afeta criptomoedas, ações e todo o mercado financeiro. Mas Trump tem no mercado financeiro uma das suas maiores preocupações, pelo que vale a pena tentar perceber se as criptomoedas irão crescer e ficar imunes a esta política.
Quais as melhores criptomoedas imunes às tarifas Trump?
Quando se pesquisa por “Trump tarifas México” e “tarifas Trump Canadá”, percebemos que apesar do medo de uma guerra comercial, há projetos de estão imunes. Isto justifica-se pelo facto de serem independentes das dinâmicas macro-económicas em jogo no mundo, e também por uma certa atitude “grass roots” de investidores retalhistas que os apoiam.
Se quiser proteger-se e estar mais resiliente face às futuras tarifas China ou Trump tarifas Europa, considere estas criptomoedas que têm dado provas de grande solidez e independência.
Como funciona Solaxy?

Solaxy é a primeira rede blockchain e criptomoeda a funcionar na layer 2 de Solana, permitindo-lhe enorme escalabilidade e compatibilidade multi-cadeia.
Ela foi feita a pensar na interoperabilidade e escalabilidade em Solana, a rede mais popular atualmente para a criação de Dapps e meme coins. Por isso mesmo, o staking em Solaxy é já muito apetecível, chegando a 224% em recompensas APY por depósitos de curto a médio prazo.
Note-se que o projeto de Solaxy está em pré-venda, com o seu token SOLX a ter já angariado mais de $18 milhões. Tudo isto é investimento retalhista, que lhe permite ser um projeto independente e com grande capacidade de crescimento assim que for listado em Exchanges.
>>> Conheça o Solaxy aqui <<<
Como funciona Mind of Pepe?

O Mind of Pepe e o seu token $MIND são um projeto cripto apoiado por Inteligência Artificial e que já está a gerar uma onda de investimentos elevados. O projeto tem o seu próprio agente de IA que percorre redes como a X e é capaz de influenciar debates servindo-se de linguagem natural.
Além disso, o Mind of Pepe tem um sistema de governança horizontal com atribuição de recompensas elevadas para os seus participantes. Quem compre tokens $MIND e os deposite em staking, ganha 443% em recompensas de staking.
A sua pré-venda já ultrapassou os $5 milhões e é, por isso, outro dos projetos mais recomendáveis em criptomoedas neste momento.
>>> Conheça o Mind of Pepe aqui <<<
Como funciona a Best Wallet?

A Best Wallet é um projeto cripto de carteiras não-custodiais com o seu próprio sistema de governança, economia interna, e vantagens únicas por ser interoperável com outras redes. Neste momento, segundo dados oficiais, a Best Wallet está a registar um crescimento de 50% no número de utilizadores e poderá capturar 40% do mercado de wallets cripto até 2026 (avaliado em $11 biliões).
Este extraordinário crescimento vai a par com as funcionalidades premium oferecidas: acesso antecipado a novos projetos a pré-venda, taxas de transação reduzidas, recompensas de staking mais altas e governança comunitária.
Para funcionar na sua economia interna, a Best Wallet lançou o seu próprio token $BEST que está em pré-venda. Já alcançou mais de $9 milhões em capitalização, e estima-se que assim que saia para o mercado possa iniciar um processo virtuoso de valorização apoiado por investidores retalhistas.
>>> Conheça o Best Wallet aqui <<<
Quais as criptomoedas que têm sido afetadas pelas Tarifas Trump?
Vejamos qual o grau de impacto das Trump Tarifas nas criptomoedas. O medo instalou-se de modo vincado quando foram anunciadas, de uma vez, tarifas impostas ao Canadá e ao México. E ainda que dias depois as tarifas não se tenham aplicado, alguns estragos já tinham sido feitos:
Criptomoeda | Variação no preço | Razões |
Bitcoin (BTC) | -7% | Por estar mais exposta a investimento institucional, BTC corrigiu com a perspetiva de instabilidade macroeconómica |
Ethereum (ETH) | -26,53% | Intimamente correlacionada com Bitcoin, ETH capitulou de forma mais considerável face ao movimento brusco de BTC |
Ripple (XRP) | -6,6% | As tensões crescentes entre EUA e China fizeram os preços corrigir, ainda assim de forma contida |
Dogecoin (DOGE) | -1% | Correção muito modesta em face da perspetiva de tarifas, mas ainda assim contido pelo apoio de figuras como Elon Musk |
Shiba Inu (SHIB) | -3,8% | Shiba Inu seguiu a tendência geral de correções no mercado cripto, devido à sua dependência do sentimento desta indústria |
Como as melhores criptomoedas podem valorizar com a presidência Trump
As tarifas Trump são um ponto de discórdia no mercado financeiro, mas ao mesmo tempo foi anunciado um fundo soberano norte-americano que será capaz de injetar dinheiro na economia quando necessário.
Aquele fundo soberano permitirá apoiar projetos financeiros relevantes para agenda de Trump no mandato que agora assumiu. E, sendo conhecido como o primeiro “cripto presidente” americano, é de esperar que não só Bitcoin como criptomoedas inovadoras em pré-venda venham a valorizar muito.
Diríamos que não é tanto uma questão de “se” as criptomoedas vão valorizar, mas de “quando”.
Oportunidades e perigos das tarifas Trump
Não devemos escamotear os perigos das tarifas Trump, que têm causado nervosismo nos investidores em Bitcoin e outros ativos nas últimas semanas. Até agora elas têm resultado, forçando a acordos entre governos ao arrepio de qualquer experiência diplomática alguma vez tentada.
Contudo, as tarifas contra a China ou a União Europeia poderão levar a um beco sem saída, caso nenhuma das partes esteja disponível para negociar. Se isso acontecer, as perspetivas de crise económica e recessão tornam-se novamente muito realistas, e os mercados financeiros serão os primeiros a sentir o embate.