José Luís Carneiro, cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Braga às Eleições Legislativas de 30 de janeiro, reuniu esta sexta-feira com a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende. Nesta visita acompanharam-no Teresa Coelho, que exerce atualmente funções como secretária de Estado das Pescas, e os também candidatos Joaquim Barreto, Hugo Pires, Luís Soares, Eduardo Oliveira, Tito Evangelista e Hugo Teixeira.
Joaquim Barreto referiu que “as maiores preocupações dos pescadores do concelho são o assoreamento na foz do rio Cávado e a destruição da restinga. Os deputados do distrito eleitos pelo PS têm lutado por esta causa e assumem que está aprovado politicamente. O processo está em vias de ser desbloqueado, pendente dos serviços desconcentrados do Ministério do Ambiente e do Mar e do entendimento entre a doca de pesca e o ICNF. O território nacional, pela sua posição geográfica, é particularmente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas. Este é um problema que reconhecemos noutros locais e, por esse motivo, pretendemos na próxima legislatura, no uso das nossas competências, diligenciar para a execução de um plano plurianual de dragagens e de monitorização de infraestruturas marítimas dos portos pequenos, no sentido de manter as condições de operacionalidade e segurança aos níveis adequados”.
José Luís Carneiro explicou aos pescadores que o Partido Socialista continuará a “apostar no potencial do mar para aumentar a atratividade do setor das pescas, continuando a aposta na investigação e conhecimento dos stocks de pescado e sua evolução, com vista a uma pesca sustentável e de longo prazo, reforçando a utilização de artes de pesca seletivas e biodegradáveis, é uma prioridade, assim como a renovação das frotas, prevista no próximo quadro de apoio comunitário”.
De acordo com Hugo Pires, o PS pretende “prosseguir a renovação do Simplex do mar, ampliando a desmaterialização de procedimentos no acesso às atividades no mar, através da utilização do Balcão Eletrónico do Mar e Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos”.
José Luís Carneiro terminou a visita garantindo que “o PS não deixa ninguém para trás. Olhamos para o país da floresta ao mar e valorizamos o nosso território e as nossas gentes”, finalizou.