RegiãoVila Nova de FamalicãoPS de Famalicão critica chumbo de propostas de apoio aos bombeiros e...

PS de Famalicão critica chumbo de propostas de apoio aos bombeiros e freguesias

Medidas visavam o reforço financeiro às Associações de Bombeiros e o aumento de verbas para as Juntas de Freguesia do concelho.

© PS

O Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão lamentou a rejeição, por parte da coligação PSD/CDS, de duas propostas apresentadas pelo partido na última reunião de Câmara. As medidas visavam o reforço financeiro direto às Associações de Bombeiros e o aumento de verbas para as Juntas de Freguesia do concelho.

Relativamente ao apoio aos Bombeiros, o PS propôs aumentar o apoio financeiro anual às Associações de Bombeiros para 90 mil euros – apoios financeiros, durante 10 meses, no valor mensal de 9.000 euros, à Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, às Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba D’Ave e ao Núcleo de Ribeirão da Cruz Vermelha Portuguesa.

Esta medida pretendia “mitigar as graves dificuldades financeiras das corporações, agravadas pelo aumento do preço dos combustíveis e pela necessidade urgente de novos equipamentos de proteção individual”.

Foi igualmente proposto pelos socialistas um aumento de 20% das verbas livres destinadas às Juntas de Freguesia, o que “permitiria aos autarcas locais avançar com a requalificação de estradas vicinais, respondendo a necessidades diretas das populações”.

“Apesar da relevância das medidas, a maioria PSD/CDS votou contra ambas as propostas”, lamenta o PS de Vila Nova de Famalicão, criticando “a hierarquia de prioridades do atual executivo, salientando que o investimento na segurança pública deve prevalecer sobre gastos ornamentais”.

A propósito desta decisão, Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS de Vila Nova de Famalicão, sublinha que é “incompreensível que a maioria PSD/CDS não considere prioritário este reforço. Consideramos muito mais urgente investir 90 mil euros no apoio às Associações de Bombeiros do concelho do que gastar esse mesmo valor numa escultura numa rotunda. O nosso objetivo ao apresentar estas propostas é único e claro: garantir a qualidade de vida que todos os famalicenses merecem”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES