Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoPS apresenta propostas para a reforma e valorização da floresta e do...

PS apresenta propostas para a reforma e valorização da floresta e do setor florestal

© PS

José Luís Carneiro, Joaquim Barreto, Luís Soares, Irene Costa, Vânia Cruz, Tito Evangelista, Hugo Teixeira e Eduarda Lopes, candidatos do PS pelo círculo eleitoral de Braga, visitaram o Parque Florestal de Vieira do Minho.

O Partido Socialista assumiu como compromisso eleitoral prosseguir a reforma da floresta, frisando que o território nacional, pela sua posição geográfica, “é particularmente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas”. “No quadro do combate às alterações climáticas, é essencial adotar medidas de adaptação da floresta, que permitam uma maior resiliência do território e, sobretudo, reduzir o perigo de incêndio, através da diminuição da carga de combustível e da sua continuidade”, afirmou Vânia Cruz, candidata a deputada e presidente da Concelhia do PS de Vieira do Minho.

Na próxima legislatura, José Luís Carneiro assume como prioridade para a floresta “o alargamento a 100% do território nacional do sistema de videovigilância florestal, reforçando os mecanismos de aviso e alerta precoce para situações de emergência, instalando pontos de abastecimento destinados ao combate a incêndios em zonas rurais, aumentando a qualificação, especialização e profissionalização dos agentes de proteção civil e consolidando o pilar da proteção civil municipal através de plataformas locais de redução de risco de catástrofes, reconhecendo o conhecimento e valorizando os agentes mais próximos dos cidadãos. A operacionalização da Força de Bombeiros Sapadores Florestais, enquanto força de prevenção e defesa dos territórios florestais no âmbito da gestão de fogos rurais será uma realidade em breve”.

Por sua vez, Joaquim Barreto falou da competitividade e sustentabilidade do setor, “fundamental para gerar valor para os territórios com solos com aptidão florestal”.  “A floresta constitui para Portugal uma âncora económica, ambiental e social dos territórios, suportando a jusante importantes fileiras económicas, como a indústria, o turismo ou a caça. É preciso atrair investimento privado para o setor florestal”.

No seu programa eleitoral, o PS prevê a criação de Fundos de Investimento Florestais que constituam uma forma de canalizar investimento privado e assegurar a gestão florestal sustentada nas regiões de minifúndio e desfavorecidas, e ainda a criação de um regime simplificado de apoio aos pequenos proprietários florestais – Vale Floresta, para apoiar intervenções como ações de limpeza, incluindo desbaste e remoção de material lenhoso, ou rearborizações.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS