A Câmara Municipal de Barcelos acabou de garantir um financiamento de cerca de 3,6 milhões de euros destinados a efetuar obras de requalificação em quatro Centros de Saúde.
As verbas, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, destinam-se a trabalhos de beneficiação no Centro de Saúde de Barcelinhos (2 milhões), na Unidade de Saúde Familiar Lígios (Lijó – 550 mil), Edifício Cávado Saúde (Lama – 690 mil), Centro de Saúde de Barcelos (S. José – 180 mil) e Edifício Alcaide de Faria (Vila Seca – 150 mil). As empreitadas têm como prazo limite de conclusão junho de 2026.
Os investimentos previstos nestas candidaturas estão integrados no projeto “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas” e destinam-se a “requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade e promover a segurança e o conforto de utentes e profissionais”.
Além de qualificar as instalações e os equipamentos dos Centros de Saúde, as intervenções a executar nos edifícios visam “adaptar as instalações e equipamentos dos Centros de Saúde aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde e corrigir assimetrias regionais e locais”.