
Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, visitou os mais recentes investimentos da Prozis, no Parque Industrial de Fontarcada. O autarca foi acompanhado pelo fundador da Prozis, Miguel Milhão, que deu conta dos próximos projetos.
O autarca da Póvoa de Lanhoso destacou o “espírito empreendedor” da empresa. “A Prozis é um bom exemplo da capacidade dos nossos jovens de inovar, de ousar, de sonhar mais longe e de construir empresas com presença mundial. Temos muito orgulho por sermos parceiros, desde o início, do crescimento e da afirmação deste projeto. O Miguel Milhão é um empresário excecional, um visionário, e, acima de tudo, com enorme responsabilidade social e ambiental. Da nossa parte, continuamos ao dispor dos empresários e dos investidores, porque trabalhamos para o desenvolvimento económico. E a Prozis é uma empresa que nos ajuda a progredir e a proporcionar mais qualidade de vida aos Povoenses, o que é ainda mais importante atendendo à situação pandémica que estamos a atravessar”, disse o edil.
A Prozis é uma empresa que pertence ao Prozis.Group que tem uma capacidade de desenvolvimento e industrialização que abrange uma ampla variedade de produtos, entre os quais produtos alimentares, suplementos, gelados, roupa, calçado, plásticos e eletrónica. É esta capacidade que permite à Prozis comercializar mais de 23.000 referências, atingindo a uma média de criação de 14 novos produtos por dia, para o que tudo é essencial o contínuo investimento em inovação tecnológica e na eficiência dos seus processos.
A Prozis é uma empresa verticalizada 4.0, em que a sua atividade abrange o R&D, o desenvolvimento e a fabricação dos produtos, mas também a sua entrega personalizada, com um sistema próprio, na casa de cada cliente. Neste momento, a Prozis dispõe de centros logísticos em Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.
A Prozis tem cerca de 2 milhões de clientes registados e ativos, distribuídos por mais de cem mercados, estando na Europa o epicentro da sua atividade. A Prozis tem mais de 1.000 colaboradores e uma facturação anual a rondar os 170 milhões de Euros. Para o ano de 2022, os objetivos passam pela continuação no trabalho de crescimento sustentado e o início da expansão para os Estados Unidos da América.
O Parque Industrial da Prozis é atualmente composto por oito fábricas, estando quatro situadas na Póvoa de Lanhoso, local onde a empresa tem a expetativa de contratar, ainda este ano, 100 novos colaboradores para as recentes linhas de produção. A Prozis revela que este ano será também iniciada a laboração de mais duas fábricas na Póvoa de Lanhoso, culminando, assim, um investimento de cerca de 25 milhões de euros realizado nos últimos dois anos neste concelho. É de notar também que cerca de 70% dos colaboradores deste Parque Industrial são povoenses.