O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães e o Gabinete Técnico Florestal emitiram um aviso à comunidade sobre o perigo de incêndio rural para os próximos dias.
De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, prevê-se um quadro meteorológico de tempo seco, com aumento gradual dos valores de temperatura máxima e baixa humidade relativa do ar, concretamente:
- Humidade relativa do ar com valores mínimos de 30%;
- Vento a soprar fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante Oeste;
- Aumento da temperatura máxima, com valores acima dos 32ºC;
- Índices de risco de incêndio podem chegar até à classe de “muito elevado”.
Medidas preventivas
- Proibição de realização de Queimadas Extensivas sem autorização da câmara municipal;
- Proibição de realização de Queimas de Amontoados sem autorização da câmara municipal;
- Proibição de utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
- Proibição de fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
- Proibição de lançamento de balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
- Proibição de fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
- Proibição de utilização de motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo de incêndio. Evite o uso de grades de discos.
Para mais informações, consulte os sítios da internet do Município de Guimarães, da ANEPC e do IPMA, ou através dos contactos 253 421 212 e e-mail: [email protected] ou [email protected].