Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosProteção Civil de Barcelos tem novos equipamentos para combater vespa asiática

Proteção Civil de Barcelos tem novos equipamentos para combater vespa asiática

© CM Barcelos

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta de Barcelos tem agora novos equipamentos para o combate à vespa asiática: dois conjuntos de canas/varas, denominado “SISTRAQ”, que permitirão operar com duas equipas em simultâneo; e um apontador FIRST STICK para atingir ninhos em árvores de maior altura.

A primeira demonstração do novo equipamento foi feita na freguesia em Abade de Neiva, onde foram utilizados os dois métodos, um em terreno montanhoso e outro em zona urbana.

Esta ação foi acompanhada pelo vereador da Proteção Civil, António Ribeiro, e pelo presidente da Junta de Abade de Neiva, David Torres.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Município para dar uma resposta mais célere no combate e inativação dos ninhos, pois altera o método até agora utilizado, que era feito por incineração. Assim sendo, é feita a inoculação dos ninhos/vespeiros através da aplicação de um químico não repelente. O inseto, apesar de continuar a desenvolver a sua atividade frequentando normalmente o ninho, ao mesmo tempo está sendo contaminado. O ninho/vespeiro passa a inativo ao fim de 4/5 dias.

“Uma importante vantagem do novo método é que este trabalho pode ser feito durante o dia e é bastante mais rápido. Os ninhos onde as vespas velutinas se alojam permanecem intactos, mas aqueles insetos morrem ao fim de menos de uma semana”, explica a Autarquia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS