Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
9.7 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoProteção Civil da Póvoa de Lanhoso analisa evolução da pandemia

Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso analisa evolução da pandemia

© CM Póvoa de Lanhoso

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso reuniu para analisar o ponto de situação do combate à pandemia da Covid-19 no concelho, e para definir estratégias de âmbito municipal para os primeiros três meses do presente ano.

Dirigida pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, enquanto autoridade municipal de Proteção Civil, esta reunião decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com representantes de algumas entidades a participarem por videoconferência.

À margem desta reunião, o vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, revelou que “a Comissão não considerou necessárias nenhumas medidas de exceção para este período que vivemos. Não há surtos ativos, está tudo a funcionar de forma normal”. De acordo com o mesmo responsável, também localmente, “o número alto de infeções registado não tem correspondência direta com o número de internamentos”.

Ricardo Alves destacou ainda que “o início do segundo período letivo decorreu dentro da normalidade em todos os Agrupamentos de Escolas do concelho e na EPAVE” e que entidades como a GNR, Bombeiros e entidades de Saúde se encontram em prontidão, “na máxima força e sem qualquer tipo de limitação”.

A Comissão Municipal de Proteção Civil está definida na Lei de Bases da Proteção Civil e é o organismo que assegura que todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de proteção de socorro, emergência e assistência previsíveis ou decorrentes de acidente grave, catástrofe, ou calamidade, se articulam entre si, garantindo os meios adequados à gestão da ocorrência em cada caso concreto.

Este órgão reuniu os seus membros para fazer um balanço da evolução pandémica da Covid-19 com todos os agentes de proteção civil local e demais entidades que integram esta Comissão.

Atenta às novas regras definidas pelo Resolução do Conselho de Ministros n.º 2-A/2022 que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença COVID-19 e às novas diretrizes emanadas pela Direção Geral de Saúde, a Comissão inteirou-se, de entre outros aspetos, do número atual de casos de infeção no concelho da Póvoa de Lanhoso e de quais as previsões da Unidade de Saúde local para os próximos tempos. Este órgão abordou ainda a definição de estratégias de âmbito municipal para o primeiro trimestre do ano 2022, tendo em conta as atuais medidas de contenção emanadas pelo Governo para conter a doença de COVID-19.

De entre outros aspetos, desta reunião resultou ainda a decisão de manter ativa a Subcomissão de Avaliação e Monitorização da Covid-19, criada em sede de reunião da Comissão a 17 de março de 2020.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS