Quarta-feira, Setembro 27, 2023
17.2 C
Braga
InícioCulturaProjetos culturais desenvolvidos nas escolas estão em exposição na Noite Branca de Braga

Projetos culturais desenvolvidos nas escolas estão em exposição na Noite Branca de Braga

© CM Braga

Foi inaugurada, esta quinta-feira, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a exposição INDISCIPLIN’ARTE 22.23., que estará patente durante a Noite Branca de Braga.

Este é o resultado de um projeto colaborativo interescolar das escolas PNA (Plano Nacional das Artes) do concelho de Braga, tendo envolvido alunos dos Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio; André Soares; D. Maria II; Maximinos; Sá de Miranda; Francisco Sanches e Carlos Amarante.

Em exposição estão várias dezenas de trabalhos, resultado de projetos culturais e do programa de mediação cultural Atlas 2023, desenvolvido pelo Município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural Braga 2020-2030.

Ana Ferreira, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal, esteve presente na inauguração e salientou a importância desta exposição enquanto “culminar de um trabalho que foi desenvolvido pelos agrupamentos de escolas no âmbito do Atlas, que deu a oportunidade aos alunos de trabalharem projetos colaborativos em regime de residência artística e que agregou no ano lectivo 22/23 sinergias entre escolas, entidades culturais e agentes locais, essenciais para o desenvolvimento criativo e crítico da comunidade educativa”.

No total foram desenvolvidas oito Residências Artísticas que envolveram, ao longo de vários meses, mais de 1.500 alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, em projetos nas áreas da música, cinema, fotografia, dança, artes visuais.

Transformar o espaço-escola num espaço de criação artística foi o mote destas residências que proporcionaram aos jovens envolvidos experiências únicas, aproximando-os da criação e produção artística.

A cerimónia de inauguração contou também com a vereadora da Educação do Município, Carla Sepúlveda, que convidou a comunidade a visitar esta exposição, salientado que “o Município de Braga tem vindo a desenvolver um forte investimento em projetos diferenciadores que pretendem despertar a criatividade e o talento dos nossos alunos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras”.

Presente esteve ainda Suzana Leite, coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes (PNA).

A mostra está patente até 11 de setembro, inserindo-se na programação da Noite Branca de Braga.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES