Sábado, Fevereiro 24, 2024
10.1 C
Braga
InícioRegiãoVila VerdeProjeto “Ponto de Fuga” do Centro Social Vale do Homem recebe menção...

Projeto “Ponto de Fuga” do Centro Social Vale do Homem recebe menção honrosa

© Centro Social Vale do Homem

O projeto “Ponto de Fuga”, do Centro Social Vale do Homem, recebeu, esta terça-feira, uma menção honrosa pela Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.

A quarta edição do prémio “Criar para Inovar” destina-se a galardoar projetos de inovação na área da deficiência intelectual e a entrega desta menção honrosa, a única nesta edição, decorreu no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e contou com a presença da Direção do Centro Social Vale do Homem e representantes do projeto.

O “Ponto de Fuga”, projeto financiado até 31 de dezembro de 2022 pelo Portugal Inovação Social com mediação de impacto pelo IPCA, destina-se a pessoas adultas com doença mental grave e com moderado ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, com disfuncionalidades nas áreas relacional, ocupacional e de integração social.

Para Sílvia Peixoto, enfermeira e coordenadora do projeto, “este projeto é mesmo diferenciador para pessoas com doença mental e esta menção honrosa é para toda a equipa mais um motivo implusionador para fazermos cada vez mais e melhor. É por isso mesmo que a Direção do Centro Social Vale do Homem encontra-se a desenvolver todos os esforços para que, no âmbito de uma candidatura submetida ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), seja possível oferecermos aos nossos utentes um espaço físico com mais conforto, renovado e amplo. Precisamos que seja efetivamente uma realidade”.

“Este projeto permite a integração de pessoas com doença mental na comunidade através da arte, estando subjacente a estimulação de capacidades sensoriais, cognitivas, relacionais, ocupacionais e sociais”, finalizou Sílvia Peixoto.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES