Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
11 C
Braga
InícioBragaProjeto de educação alimentar chega às escolas do 1.º ciclo de Braga

Projeto de educação alimentar chega às escolas do 1.º ciclo de Braga

© CM Braga

“Cávado Com… Sabor” é o projeto de educação alimentar que está a ser dinamizado nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Braga. Dinamizado pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave, este é um projeto cofinanciado pelo PDR 2020, no âmbito da Medida 20-Assistência Técnica e na Área 20.2-Rede Rural Nacional.

As atividades desenvolvidas visam a sensibilização na esfera da mitigação da iliteracia alimentar no que respeita às temáticas da Alimentação Sustentável, da promoção dos princípios da Dieta Mediterrânica e do Combate ao Desperdício Alimentar, ficando a cargo do professor titular de turma a escolha da temática que pretende ver abordada em contexto de sala de aula.

A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que esta sexta-feira esteve na sessão realizada na EB1 de Esporões, deu nota de que “a integração deste projeto nas escolas do 1.º ciclo é uma nova aposta do Município no sentido de cimentar cada vez mais, junto da comunidade escolar, a importância de uma alimentação saudável e sustentável”.

“Temos desenvolvido um trabalho consistente e de muita proximidade com a comunidade educativa no que diz respeito à sensibilização para uma alimentação saudável por via da implementação de vários projetos neste âmbito, mas também com um serviço de refeições equilibrado e que respeita os níveis nutricionais definidos”, referiu.

Os resultados deste trabalho mostram, segundo a vereadora, “um maior conhecimento dos alimentos por parte de toda a comunidade escolar, mas, particularmente, por parte das crianças e jovens que são incentivados diariamente a ter uma alimentação saudável”.

No 1.º período foram realizadas sessões em seis escolas (EB Quinta da Veiga, EB Bairro da Alegria, EB Panoias, EB Ortigueira, EB nº2 Lamaçães, EB da Sé) e para 10 turmas do 2º ano, abrangendo um total de 208 alunos (sessões sobre Dieta Mediterrânica e Combate ao Desperdício Alimentar).

O projeto terá continuidade ao longo dos próximos períodos letivos. As sessões foram retomadas na EB1 de Esporões com a presença de 20 alunos. A sessão, intitulada “O Fradinho e os seus superpoderes”, proporcionou às crianças conhecimentos sobre os benefícios nutricionais do consumo de leguminosas, inspirando-as a fazer escolhas nutritivas e sustentáveis que beneficiarão tanto a sua saúde quanto o planeta.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES