Quarta-feira, Setembro 22, 2021
15.8 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoProjeto de Clubes Comunitários chegou à Póvoa de Lanhoso

Projeto de Clubes Comunitários chegou à Póvoa de Lanhoso

CM Póvoa de Lanhoso

Já arrancou na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso o Clube Comunitário “Pequenos Grandes Sorrisos”. O projeto dos Clubes Comunitários está integrado na Rede de Psicólogos da CIM do Ave, sendo coordenado localmente pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e no qual a Escola Secundária está a participar de forma ativa.

No concelho povoense, a Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso que aderiu ao projeto, criou no presente ano letivo o Clube Comunitário “Pequenos Grandes Sorrisos” com a participação voluntária de sete alunas do 10.º ano de escolaridade, das turmas A e E, com a monitorização da uma docente e coordenação da psicóloga escolar.

O clube reúne periodicamente, tendo definido uma preocupação na comunidade, estudando soluções simples de modo colaborativo, levando-as à prática, angariando parceiros e recursos, avaliando a experiência para no final comunicar os resultados à comunidade.

Neste ano letivo, o clube “Pequenos Grandes Sorrisos” definiu como população alvo da sua intervenção, as crianças carenciadas e em risco do concelho da Póvoa de Lanhoso. Neste sentido, encontra-se a dinamizar durante o presente mês de maio uma campanha de angariação de bens. Esta ação conta com o apoio da direção do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e visa mobilizar toda a comunidade, apelando ao seu sentido de solidariedade social, contando com a colaboração, no âmbito das parcerias estabelecidas, com a CPCJ da Póvoa de Lanhoso e a Loja Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Já arrancaram 20 Clubes Comunitários, em oito instituições escolares, na Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Mondim de Basto, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão, com a participação de 106 alunos e alunas do 10.º ano do ensino secundário.

Os Clubes Comunitários são clubes escolares em que os/as alunos/as e um/a docente monitor/a se inscrevem voluntariamente. Coordenados por um/a psicólogo/a escolar, adotam uma estratégia de enriquecimento pessoal, destinada a desenvolver competências interpessoais, o envolvimento com a comunidade e a exploração de interesses e competências de carreira.

Os Clubes reúnem periodicamente, para definir uma preocupação com a comunidade, analisar o que tem sido realizado e é necessário realizar, estudar soluções simples de modo colaborativo, elaborar um plano de ação e implementá-lo, angariando parceiros e apoios, autoavaliando-se no projeto, e partilhando e comunicando o que alcançaram e como à comunidade.

No ano letivo 2020/2021, os Clubes Comunitários focam-se em problemas reais da comunidade relacionados com desigualdades, discriminação, envelhecimento, sustentabilidade, poluição e desflorestação, desperdícios alimentares, saúde mental, e abandono de animais.

Os Clubes Comunitários são uma iniciativa da Associação de Psicologia da Universidade do Minho e das Academias de Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, contando com o apoio da CIM do Ave, no âmbito do trabalho da Rede dos Psicólogos Escolares, do Ave e a CIM do Vale do Cávado, sob a coordenação concelhia e supraconcelhia dos municípios.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS