Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
BragaProjeto da BragaHabit distinguido com prémio das Nações Unidas

Projeto da BragaHabit distinguido com prémio das Nações Unidas

© CM Braga

O projeto “Assembleia de Moradores”, promovido pela BragaHabit, foi distinguido com o prémio “Habitat Scroll of Honour Award” atribuído pelas Nações Unidas.

A Assembleia de Moradores é um projeto que teve início no ano transato e que reúne a administração da empresa municipal e os moradores dos bairros das Enguardas, Andorinhas, Alegria, Santa Tecla, Picoto, Parretas, Montélios, Bracara Augusta e Nogueira da Silva e Rua Professor Machado Vilela.

Nestas assembleias é criado um espaço de partilha de projetos, oportunidades e trabalho em prol da melhoria dos referidos bairros. Estes encontros possibilitam às associações e comunidades um espaço privilegiado de reflexão sobre as prioridades e oportunidades para o trabalho conjunto.

Como sublinha Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a iniciativa tem o mérito de “possibilitar um diálogo mais direto e próximo com os cidadãos destes bairros, respondendo às necessidades de cada zona habitacional e mantendo sempre um canal aberto para ouvir as pretensões das associações”.

Já Carlos Videira, administrador da BragaHabit, refere que a empresa municipal, para além da vertente do apoio habitacional, pretende também resolver os desafios emergentes nas áreas da educação, ambiente, cultura ou desporto. “Estas assembleias funcionam como um movimento da base para o topo que permite formular melhores políticas públicas”, disse.

Prémio reconhece contributo da BragaHabit para o desenvolvimento urbano

O prémio “Habitat Scroll of Honour Award” é atribuído desde 1989 e reconhece indivíduos e instituições pelo seu contributo para o desenvolvimento urbano, incluindo a melhoria da qualidade de vida urbana e a disponibilização de habitação adequada, acessível e a preços razoáveis.

O prémio será entregue a 2 de outubro, Dia Mundial da Habitação, numa cerimónia que vai decorrer em Baku, capital do Azerbaijão. De acordo com as Nações Unidas, este projeto tem o mérito de “criar soluções de desenvolvimento social, económico e ambiental para todos os moradores através da facilitação das relações com o Município de Braga e a BragaHabit”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES