Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioBragaProjecto documental da Braga Media Arts gravado em Merelim São Paio

Projecto documental da Braga Media Arts gravado em Merelim São Paio

© CM Braga

Ao longo de todo o seu território, o concelho de Braga carrega um legado milenar, de história e estórias. Merelim São Paio, freguesia plantada na margem esquerda do Rio Cávado, é um exemplo de como os diferentes estratos desse legado se justapõem, e de como é possível sentir uma força qualquer, transversal a esses tempos, que as pessoas ainda carregam, uma força do fazer, que se confunde com o amor à terra. Quando se vai a Merelim há que ver com tudo: também com os ouvidos. Só assim se pode aceder a todos estes estratos desta terra.

AcustiCidade é um projeto promovido pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, que procura contar a história dos lugares através dos testemunhos dos moradores e de paisagens sonoras e pretende repensar Braga a partir do seu som, propondo um percurso auditivo que expõe a história dos lugares e das pessoas. Depois de um primeiro AcustiCidade que retratou a Urbanização das Parretas, num trabalho erguido pelo coletivo Space Transcribers, lançado em 2021, este segundo AcustiCidade foi desenvolvido pela ‘ondamarela’, em colaboração com o jovem artista e músico bracarense Pedro Lima, a partir de um trabalho de recolha e investigação junto da população de Merelim, ao longo deste ano. Ao contrário da primeira edição, este novo AcustiCidade não propõe um percurso pedonal formal. Pode ser feito a pé durante uma manhã, de bicicleta ou de carro, ou pode ser experienciado a partir de casa através do site do projeto.

A decorrer desde Setembro, o trabalho final estreará este Domingo, com uma apresentação a decorrer pelas 15h00 na Junta de Freguesia de Merelim S. Paio. O documentário sonoro será ainda apresentado em duas formas: em formato online, através do site www.acusticidade.com, disponível para consulta a partir deste Domingo, onde constará a reprodução do documentário sonoro em seis episódios; em formato físico, através de um mapa que convidará a descobrir Merelim S. Paio com a sugestão de percursos no terreno. O mapa estará disponível a partir de Segunda-feira em diversos espaços culturais da Cidade.

Estrutura artística que desenvolve projeos de cruzamento entre pessoas, lugares e práticas artísticas, a ‘ondamarela’ tem-se dedicado sobretudo à nova criação participativa e comunitária, ao desenvolvimento de ferramentas de mediação, e ao desenho de programas artísticos integrados, em contexto nacional e internacional.

Pedro Lima, compositor e artista sonoro que tem vindo a colaborar com agrupamentos de prestígio nacionais e internacionais, foi compositor residente na Casa da Música em 2019, vencedor do Prémio de Composição da Sociedade Portuguesa de Autores 2016 e artista premiado na Tribuna Internacional de Compositores de 2021, na Sérvia, com a obra “Talkin(g) (A)bout My Generation”. O seu trabalho tem vindo a convergir na área da ópera e na área da música orquestral tendo colaborado recentemente com a Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra Gulbenkian, Remix Ensemble, Drumming GP, entre outros.

O Circuito é o programa de serviço educativo da Braga Media Arts como parte do programa de Braga enquanto Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts.  O Circuito vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição das artes. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se. Mais informações e programa completo do Circuito aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS