Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioEducaçãoPrograma de combate ao insucesso escolar dá continuidade de apoio aos alunos...
spot_img

Programa de combate ao insucesso escolar dá continuidade de apoio aos alunos de Braga

Tendo em conta as medidas adotadas para a prevenção da Covid-19, as equipas técnicas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso (PIICIE) de Braga vão continuar a fazer o acompanhamento dos alunos. Para este efeito, foi elaborado um plano estratégico ajustado às atuais necessidades educativas.

As equipas vão desenvolver recursos digitais criativos e inovadores, criando instrumentos pedagógicos para as intervenções agendadas com os pares educativos, tentando prevalecer horários estabelecidos, rotinas e hábitos.

A comunicação com os alunos e famílias será mantida através de uma multiplicidade de recursos: videochamada, correio eletrónico, página de facebook do PIICIE ou outras plataformas disponibilizadas pelas escolas ou pelo Município.

Segundo a vereadora da Educação, Lídia Dias, “o PIICIE alicerça o Projeto Educativo Local através da prevenção e acompanhamento de situações de risco, combatendo o abandono escolar precoce, garantindo a igualdade de oportunidades de sucesso a todas as nossas crianças e jovens”.

“A continuidade dos planos estratégicos delineados, o reconhecimento da realidade local e o apoio à comunidade educativa é uma preocupação para o Município e para os parceiros envolvidos. Mantermo-nos ligados virtualmente é, neste momento, a forma mais eficaz de sustentar a pertinência do trabalho que tem sido desenvolvido no concelho”, salienta a vereadora, lembrando o trabalho de proximidade desenvolvido pelos técnicos deste projeto.

Paralelamente à intervenção planeada, a equipa do PIICIE foi também desafiada para colaborar na criação de materiais educativos para a plataforma + Cidadania, ferramenta direcionada para o 1.º ciclo do Ensino Básico e que, entretanto, foi também disponibilizada ao pré-escolar.

O PIICIE de Braga conta com equipas multidisciplinares constituídas por animadores socioculturais, terapeutas da fala, técnicos de educação e psicólogos, que atuam nos agrupamentos de escolas do concelho.

Os projetos desenvolvidos, de que é exemplo o “Saber Crescer”, são centrados nos alunos, mas incluem também sessões de capacitação e sensibilização a assistentes operacionais, assistentes técnicos, docentes do 1.º Ciclo, educadores de infância e encarregados de educação, numa perspetiva de envolvimento de todos rumo ao sucesso escolar.

De referir que o PIICIE é financiado, durante três anos letivos, pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020 e pelo Fundo Social Europeu, constituindo-se como uma clara aposta do Município de Braga para contribuir para a promoção do sucesso escolar.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES