Quinta-feira, Outubro 3, 2024
20.1 C
Braga
EducaçãoPrograma de combate ao insucesso escolar dá continuidade de apoio aos alunos...

Programa de combate ao insucesso escolar dá continuidade de apoio aos alunos de Braga

Tendo em conta as medidas adotadas para a prevenção da Covid-19, as equipas técnicas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso (PIICIE) de Braga vão continuar a fazer o acompanhamento dos alunos. Para este efeito, foi elaborado um plano estratégico ajustado às atuais necessidades educativas.

As equipas vão desenvolver recursos digitais criativos e inovadores, criando instrumentos pedagógicos para as intervenções agendadas com os pares educativos, tentando prevalecer horários estabelecidos, rotinas e hábitos.

A comunicação com os alunos e famílias será mantida através de uma multiplicidade de recursos: videochamada, correio eletrónico, página de facebook do PIICIE ou outras plataformas disponibilizadas pelas escolas ou pelo Município.

Segundo a vereadora da Educação, Lídia Dias, “o PIICIE alicerça o Projeto Educativo Local através da prevenção e acompanhamento de situações de risco, combatendo o abandono escolar precoce, garantindo a igualdade de oportunidades de sucesso a todas as nossas crianças e jovens”.

“A continuidade dos planos estratégicos delineados, o reconhecimento da realidade local e o apoio à comunidade educativa é uma preocupação para o Município e para os parceiros envolvidos. Mantermo-nos ligados virtualmente é, neste momento, a forma mais eficaz de sustentar a pertinência do trabalho que tem sido desenvolvido no concelho”, salienta a vereadora, lembrando o trabalho de proximidade desenvolvido pelos técnicos deste projeto.

Paralelamente à intervenção planeada, a equipa do PIICIE foi também desafiada para colaborar na criação de materiais educativos para a plataforma + Cidadania, ferramenta direcionada para o 1.º ciclo do Ensino Básico e que, entretanto, foi também disponibilizada ao pré-escolar.

O PIICIE de Braga conta com equipas multidisciplinares constituídas por animadores socioculturais, terapeutas da fala, técnicos de educação e psicólogos, que atuam nos agrupamentos de escolas do concelho.

Os projetos desenvolvidos, de que é exemplo o “Saber Crescer”, são centrados nos alunos, mas incluem também sessões de capacitação e sensibilização a assistentes operacionais, assistentes técnicos, docentes do 1.º Ciclo, educadores de infância e encarregados de educação, numa perspetiva de envolvimento de todos rumo ao sucesso escolar.

De referir que o PIICIE é financiado, durante três anos letivos, pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020 e pelo Fundo Social Europeu, constituindo-se como uma clara aposta do Município de Braga para contribuir para a promoção do sucesso escolar.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES