Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.8 C
Braga
BragaPrograma de aceleração de startups ajuda a acelerar negócios a partir de...

Programa de aceleração de startups ajuda a acelerar negócios a partir de Braga

© CM Braga

O iTech Tourism, programa de aceleração de startups promovido pela Startup Braga, em parceria com o Turismo de Portugal, tem apoiado, ao longo dos últimos dois meses, 12 projetos tecnológicos e inovadores ligados ao setor do turismo, a escalar os seus negócios. A sessão de apresentação final dos projetos acelerados no programa decorre no próximo dia 28 de novembro e a startup mais promissora será premiada monetariamente em 10 mil euros.

A Startup Braga, no âmbito do programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, do Turismo de Portugal, tem vindo a desenvolver a 2.ª edição do iTech Tourism, que visa impulsionar o setor através do apoio a projetos com soluções inovadoras e de caráter tecnológico que promovam a sustentabilidade e mobilidade inteligente, que melhorem a experiência dos turistas – e os orientem para épocas e territórios de menor procura -, que favoreçam a otimização das operações de negócios das empresas e que se dediquem a informar o setor do turismo com melhores dados e insights.

A 2.ª edição do programa contou com 30 candidaturas – 17 nacionais e 13 internacionais -, de países como Brasil, Espanha, Índia, Islândia, Países Baixos ou Turquia.

Esta iniciativa é dirigida a startups com até 10 anos de atividade, onde se promove o contacto direto com mentores especializados e disponíveis para apoiar o desenvolvimento dos seus modelos de negócio, tornando-os escaláveis e facilmente integráveis no mercado. O iTech Tourism 2023 beneficiou do apoio de 50 mentores especializados, totalizando 70 horas de formação e mais de 100 sessões de mentoria personalizada.

As sessões formativas abordaram diversas temáticas de desenvolvimento do negócio, nomeadamente, Business Model Canvas e Customer Value Proposition, Roadmap do Produto, Marketing & Vendas, Liderança e Gestão, Finanças e Estrutura de Custos, Fundraising, Internacionalização e, Pitching & Storytelling.

O programa, que é apoiado pelo Município de Braga, e que esteve integrado na Semana do Turismo de Braga, conhecerá o seu último bootcamp, nos dias 20 e 21 de novembro, a que se seguirão as sessões de preparação para a apresentação final.

O dia 28 de novembro será o culminar da preparação feita ao longo destes oito bootcamps de empreendedorismo, onde, numa sessão pública de apresentação – Demo Day – potenciais parceiros, clientes e investidores ficarão a conhecer os projetos acelerados. Este dia marca, ainda, a entrega do prémio de 10 mil euros ao projeto mais promissor desta edição do iTech Tourism.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES