Pela primeira na história de Fátima, a realização da Procissão de Velas da noite do dia 12 de maio vai decorrer num recinto fechado e vazio, bem como as celebrações do dia 13 de maio, devido às restrições impostas devido à pandemia da Covid-19.
As celebrações vão ser acompanhadas e transmitidas em direto na página de Facebook da Braga TV com a Recitação do Terço no dia 12, às 21h30, seguindo-se a Procissão de Velas. No dia 13 de maio, a transmissão ocorre às 10h00 com a celebração da Missa e Procissão do Adeus.
Em comunicado, o reitor do Santuário de Fátima, o Padre Carlos Cabecinhas, referiu que as celebrações deste ano terão de ser diferentes do habitual para prevenir a comunidade contra a pandemia. “Pela primeira vez, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias impostas pelas autoridades por causa da pandemia provocada pela Covid-19. Este é um momento doloroso. O Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podemos fazer. É um momento de grande tristeza, mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, disse.
Recorde-se que a GNR iniciou este sábado a operação “Fátima em Casa” para impedir o acesso de peregrinos ao Santuário.