O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai inaugurar na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, as novas instalações do CeNTI, em Vila Nova de Famalicão.
Na sessão, que decorre a partir das 09:00, estarão também presentes Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, António Amorim, presidente do Conselho de Administração do CeNTI, e António Braz Costa, diretor geral do CeNTI.
O novo edifício, que representa um investimento global de 5,4 milhões de euros, resulta de um crescimento contínuo por parte do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, que conta já com mais de 200 investigadores. Além de toda a infraestrutura já existente, os mais de 6 mil metros quadrados do novo edifício albergam, agora, novos laboratórios, equipamentos tecnológicos de última geração, bem como espaços de trabalho mais amplos, em resposta à crescente atividade científica e tecnológica do CeNTI.
Fundado em 2006, o CeNTI resulta de uma parceria entre 3 entidades tecnológicas – o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto – e 3 universidades – Minho, Porto e Aveiro, à qual se juntou recentemente a associação BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center. Tem uma equipa de mais de 200 investigadores e está vocacionado para o desenvolvimento e engenharia de novos materiais, tendo por base a Nanotecnologia aplicada, os Materiais Avançados e os Sistemas Inteligentes. Com uma forte ligação ao tecido empresarial, o CeNTI já participou em mais de 400 Projetos com a indústria e mais de 200 Projetos científicos com a academia e possui um portefólio de mais de 90 pedidos de patente ativos dos quais mais de 50 patentes encontram-se concedidas.