Domingo, Julho 25, 2021
21.4 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesPresidente de Guimarães felicita Mohan Munasinghe pelo Prémio Planeta Azul 2021

Presidente de Guimarães felicita Mohan Munasinghe pelo Prémio Planeta Azul 2021

Mohan Munasinghe

O professor emérito e Prémio Nobel da Paz, Mohan Munasinghe, foi agraciado com o Prémio Planeta Azul 2021, atribuído pela fundação japonesa Asahi Glass a personalidades que se destacam em pesquisa e formulação de políticas públicas na área ambiental.

Todos os anos, a Fundação seleciona dois vencedores, indivíduos ou organizações que tenham contribuído de forma significativa para a resolução de problemas ambientais globais. Este ano, os vencedores do Prémio Planeta Azul de 2021 foram Mohan Munasinghe (Sri Lanka) e Veerabhadran Ramanathan (EUA).

Mohan Munasinghe mostrou-se “profundamente grato e honrado” por receber o Prémio Planeta Azul 2021, o principal prémio de sustentabilidade ambiental global, que simboliza o compromisso da Fundação Asabi Glass do Japão, por um futuro melhor. “Estou também muito grato a todos quantos contribuíram generosamente para o meu desenvolvimento intelectual e inteligência emocional, incluindo professores, mentores, colegas, família e amigos. Os laços sociais têm sido inestimáveis nesta sobrevivência às pressões da COVID-19. É encorajador saber que o comité do Prémio reconheceu, especificamente, vários conceitos-chave que desenvolvi, bem como a sua aplicação prática em todo o mundo, durante quase cinco décadas, incluindo a estrutura do Sustainomics, o triângulo de desenvolvimento sustentável (economia, ambiente e sociedade), crescimento verde inclusivo e equilibrado (BIGG), e as Metas de Consumo do Milénio (MCGs)”, referiu.

“Com base no meu trabalho anterior e na plataforma global facultada pela prestigiada Prémios Planeta Azul, irei, com os meus modestos esforços, continuar a tentar fazer do nosso planeta um planeta mais sustentável para todos”, salientou Mohan Munasinghe, que preside ao Comité de Acompanhamento Externo da Estrutura de Missão Guimarães 2030.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, felicitou o professor e Prémio Nobel da Paz por este reconhecimento e apoio que tem sido prestado a Guimarães no desígnio da sustentabilidade ambiental. “O professor Mohan Munasinghe viu, uma vez mais, reconhecido o trabalho que tem realizado na área do desenvolvimento sustentável numa interligação do triângulo economia/ambiente/sociedade através de processos de investigação que procuram defender e proteger os recursos ambientais e têm sido fundamentais para um planeta mais sustentável. Guimarães prossegue esse caminho e é um enorme orgulho contar com o inestimável apoio do professor Mohan Munasinghe no Comité de Acompanhamento Externo da Estrutura de Missão Guimarães 2030”, salientou o autarca.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS