Segunda-feira, Junho 14, 2021
25.6 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoPresidente de Famalicão inaugura Centro de Recursos Educativos

Presidente de Famalicão inaugura Centro de Recursos Educativos

CM Famalicão

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, vai inaugurar o Centro de Recursos Educativos, um novo espaço criado no âmbito da Rede Famalicão Inclusivo, instalado no CIIES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, em Vale São Cosme. A cerimónia realiza-se na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, pelas 15:00 e conta com a presença do delegado Regional de Educação do Norte, Sérgio Afonso e dos vereadores municipais Leonel Rocha, Mário Passos e Augusto Lima.

O Município de Famalicão é um parceiro atento e ativo de muitos pais e cuidadores de crianças do concelho com Necessidades Educativas Especiais (nomeadamente com comprometimento severo motor e cognitivo), procurando capacitá-los com um conjunto de respostas – meios humanos, materiais e organizacionais – que lhes permita superar as àreas de menor realização e potenciar as de maior realização. Tendo consciência da importância desta resposta, bem como da necessidade de facultar propostas e oportunidades de forma equitativa, o Município criou este Centro de Recursos Educativos. Os principais objetivos são promover um meio para o desenvolvimento de competências e capacitação a alunos com Necessidades de Saúde Especiais, independentemente das suas limitações, no sentido de melhorar a qualidade e bem estar de vida; Apoiar e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, jovens, mas também dos pais/cuidadores, dando resposta em diversas áreas; estabelecer ações de comunicação que informem e capacitem os famalicences para um crescer e aprender em equidade e garantir o acesso a serviços e diversas terapêuticas.

O espaço é constituido por vários espaços como salas de intervenção terapêutica e especializada: sala snoezelen  e sala de integração sensorial: apetrechadas com equipamentos e materiais que estimulem os sentidos visual, auditivo, olfativo, tátil, propriocetivo e vestibular. Sala multiusos para dinamizar atividades na sala de forma a que as crianças e jovens que promovam as suas competências percetivas, motoras, sensoriais e comunicativas. Sala arterapia para dinamizar atividades na sala de forma a que as crianças e que promovam as suas competências cognitivas, sensoriais e comunicativas, além da regulação do comportamento, relaxamento muscular e mental, bem-estar, alívio da dor, autoconfiança e autoestima relacionadas com a expressão artística como a música e a dança. Gabinetes técnicos e multidisciplinares (Saúde/Terapia da Fala/Terapia Ocupacional, Psicologia, Mediação Familiar, Intervenção socioeducativa).

O espaço destina-se a crianças e jovens a frequentar a rede escolar e solidária do Município que necessitem de medidas de suporte à aprendizagem: universais, seletivas e adicionais;  Crianças acompanhadas e referenciadas para a intervenção da Equipa Local de Intervenção (ELI); Jovens e adultos que frequentam as instituições do concelho no âmbito da Deficiência;

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS