Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, recordou a Rainha Isabel II, que faleceu esta quinta-feira aos 96 anos, como um “exemplo de coragem” e “inabalável sentido de serviço público”.
“Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida”, pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
“Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado”, acrescenta o Chefe de Estado.
Para Portugal e para os portugueses, diz Marcelo Rebelo de Sousa, “perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço”, nomeadamente nas visitas que a monarca fez em 1957 e 1985, lembrando “a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016”.