Praia de Apúlia eleita a preferida das famílias portuguesas
Terça-feira , Setembro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2582
Principal / País / Praia de Apúlia eleita a preferida das famílias portuguesas

Praia de Apúlia eleita a preferida das famílias portuguesas

Praia da Apúlia

A Praia de Apúlia, em Esposende, foi eleita como um dos melhores destinos familiares em 2020. Classificada como “Family Friendly Destination”, na categoria Balnear, a Praia de Apúlia destacou-se, entre os destinos nacionais balneares, ideais para férias em família, tendo obtido 68% dos votos.

O objetivo deste projeto liderado pela Vrbo, plataforma especializada em arrendamentos de férias para famílias, pretende reconhecer o esforço desenvolvido pelos municípios portugueses para receber famílias e assegurar umas férias memoráveis e em segurança.

Na descrição avançada pela Vrbo, é salientada a presença dos antigos moinhos que embelezam as dunas e rodeiam o extenso areal, protegendo-a dos ventos mais fortes. “Sítio ideal para relaxar na companhia da família, a Praia de Apúlia carateriza-se pela abundância de algas que é uma das particularidades mais marcantes da praia, tendo dado origem à emblemática figura do Sargaceiro da Apúlia. A riqueza em iodo, presente no sal e nas algas desta praia, confere inúmeros benefícios para a saúde, sendo por isso muito recomendada”, descreve a Vrbo.

“Para o Município de Esposende, é uma honra ver a Praia de Apúlia distinguida como um dos melhores destinos familiares em 2020. Atendendo aos parâmetros que são avaliados nesta seleção, constatamos com regozijo, o reconhecimento das famílias, pelo esforço dos municípios portugueses em proporcionar férias memoráveis e em segurança”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, para quem este galardão “também evidencia o esforço da população de Apúlia, nomeadamente na manutenção do espaço público e no cumprimento das normas exigidas para que a qualidade da praia se mantenha”.

Os destinos nacionais sujeitos à escolha do público estão divididos em três categorias que representam a diversidade e a tipologia dos destinos nacionais: balneares, citadinos e campestres.

Os destinos que foram propostos para votação, foram identificados através de um inquérito realizado a mais de 200 famílias residentes em Portugal, com base em seis critérios específicos que as mesmas consideram fundamentais na hora de escolherem o seu destino de férias: a segurança na praia (posto de primeiros socorros, proteção da zona de banhos), limpeza e manutenção (da praia, qualidade da água), segurança pública; oferta de restauração variada (restaurantes, cafés, gelatarias), serviços sanitários (centros de saúde, hospitais) e áreas de lazer/entretenimento para todas as idades (parques infantis, jardins, parques de skate e piscinas).

A Praia de Apúlia é um dos quatro destinos balneares do concelho de Esposende que ostenta a Bandeira Azul, símbolo de reconhecimento da qualidade da água balnear e o cumprimento de uma série de critérios ao nível das infraestruturas de apoio à praia, gestão de resíduos, limpeza do areal, assistência a banhistas, acessibilidades e informação pública.

Lembre-se que a Praia de Apúlia foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de Praias, após a votação nacional que registou a participação de mais de 300 mil pessoas, reconhecendo a excelência em áreas tão distintas como recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outras referências regionais e nacional.

“Em tempos marcados pela incerteza, decorrente da pandemia provocada pela Covid-19, a escolha esmagadora das famílias portuguesas constitui o reconhecimento pelas boas práticas e pelo respeito aos mais altos critérios de qualidade e segurança que caraterizam os destinos turísticos do Município de Esposende”, concluiu Benjamim Pereira.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.