Domingo, Junho 23, 2024
24.5 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso vai festejar a Liberdade ao longo de todo o...

Póvoa de Lanhoso vai festejar a Liberdade ao longo de todo o ano de 2024

DR

A Póvoa de Lanhoso apresentou o programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que irá decorrer ao longo de todo o ano.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, por onde passaram todos os presidentes de Câmara e Assembleia da Póvoa de Lanhoso, onde foram já recebidos presidentes da República, ministros e secretários de Estado, acolheu, no sábado, a apresentação do programa. 

“Grândola, Vila Morena” foi o tema interpretado por Paulo Freitas ao saxofone e Santiago Pereira ao trompete, ambos músicos da Banda Musical dos Bombeiros Voluntários. Com estes acordes da revolução, a apresentação do programa esteve a cargo de Frederico Castro, presidente da Câmara Municipal.

Frederico Castro referiu que “este foi o momento que escolhemos para apresentar o programa que preparámos em conjunto, que é a maneira como queremos apresentar à Póvoa de Lanhoso o nosso olhar sobre os 50 anos do 25 de Abril”.

Reconhecendo a importância de todos os intervenientes, acrescentou “quero agradecer a todos as instituições presentes nesta sala e que colaboraram connosco na elaboração deste programa, na recolha de contributos, ideias e, sobretudo, pela disponibilidade e grau de compromisso. Quero também agradecer a intervenção do Capitão Carvalho, representante dos Ex-Combatentes da Guerra do Ultramar, que no seu testemunho nos contou todos os passos dados até alcançarmos aquele momento, até chegarmos ao dia 25 de Abril de 1974, e a forma como nos retratou alguns momentos, é surpreendente e quase inimaginável para os dias de hoje. Somos uns privilegiados em poder ouvir os relatos transmitidos na primeira pessoa que o capitão Carvalho partilhou aqui connosco e posteriormente podermos passar estes testemunhos às novas gerações, aqui representadas pela Tatiana”, disse o autarca.

Tatiana Couto, em representação do Conselho Municipal da Juventude, declamou o poema “Abril” de José Fanha.

“Queremos que estas comemorações sejam impactantes e que deixem marcas em todos! Queremos deixar vincada a importância que teve para a Póvoa de Lanhoso e para o nosso país, o 25 de Abril”, concluiu Frederico Castro.

O programa completo está completo aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES