Segunda-feira, Outubro 3, 2022
15.6 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso sensibiliza para a Distrofia Muscular de Duchenne e de...

Póvoa de Lanhoso sensibiliza para a Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker

© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal Póvoa de Lanhoso associou-se à evocação do Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker (DMD /BMD), que se assinala a 7 de setembro.

Aceitando o repto da APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares, o edifício dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso esteve iluminado de vermelho, durante a noite de 6 para 7 de setembro.

O objetivo foi chamar à atenção dos cidadãos da Póvoa de Lanhoso para a existência desta doença neuromuscular, rara, que afeta 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino. Dado que a doença também afeta algumas mulheres, embora as sintomáticas sejam muito poucas em todo o mundo, existe um número significativo de portadoras da mutação que pode ser transmitida aos seus filhos.

Por isso, este ano, a iniciativa é alusiva à campanha “Duchenne e as Mulheres”, colocando o foco no impacto desta distrofia na vida do género feminino: mães, investigadoras, portadoras da doença, embaixadoras da mesma e outras representantes que vivem afetadas por esta distrofia.

A Póvoa de Lanhoso juntou-se assim a um movimento mundial que desafiou à iluminação, com a cor vermelha, de edifícios emblemáticos de cada território. Segundo a World Duchenne Organization (WDO), tal simboliza a união de todas as organizações internacionais, neste dia mundial, e permite cumprir o segundo objetivo – o de unir os doentes de Portugal aos do resto do mundo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS