Na tarde do próximo domingo, 22 de dezembro, o “Natal na Praça” na Póvoa de Lanhoso vai receber um evento de cariz solidário. O “Natal Solidário” tem na inclusão o seu foco mais importante, uma vez que vai abraçar a população migrante que tem chegado em grande número, nos últimos tempos à vila.
Esta tarde é-lhes dedicada, esperando-se que apareçam em grande número e aproveitem estes momentos que podem ser de partilha de histórias e de trocas de experiências, mas também excelentes oportunidades para ficarem a saber mais acerca dos costumes e tradições da terra que escolheram para viver e que os acolhe sem restrições.
Esta iniciativa prevê também divulgar a Eco loja Social onde se pode fazer “troca por troca” de bens como roupa e calçado ou simplesmente levar aquilo de que mais se precisar. Ao longo da tarde serão encetadas várias iniciativas, tais como a confeção de sobremesas de diferentes países do mundo, sendo estas confecionadas por pessoas migrantes que se encontram agora, a viver no concelho.
As chef’s ao serviço serão a Dona Maria e a Tatiana, da Colômbia, que irão fazer cocadas e o arroz de leite e, do Brasil, a Dona Georgina que irá fazer os famosos brigadeiros e os beijinhos. O chef Agostinho Ferreira, português, irá trazer os fidalguinhos.
Os presentes podem acompanhar o desenvolvimento dos processos de confeção e serão convidados, no final, a provar estas sobremesas natalícias. As pessoas, querendo, poderão deixar os seus contributos, que serão na íntegra canalizados para a aquisição de produtos de higiene pessoal a entregar posteriormente a famílias referenciadas.
Está também agendada a apresentação do livro “Cada Segundo”, da jovem autora povoense Mariana Fernandes, pelas 15h30.
A tarde vai terminar com chave de ouro, pois às 18h00 sobem ao palco a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, juntamente com a banda povoense, “Os Pêgas”, para darem início ao Festival de Sons.