Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
10.1 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso promoveu-se na Bolsa de Turismo de Lisboa

Póvoa de Lanhoso promoveu-se na Bolsa de Turismo de Lisboa

© CM Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso esteve presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Segundo a autarquia, foram “inúmeros” os visitantes que passaram pelo stand povoense para questionar e recolher informação acerca das ofertas turísticas do concelho, assim como apreciar, ao vivo, a arte de fazer filigrana.

Filigrana da Póvoa de Lanhoso, que muita admiração causou aos que pararam para observar o artesão povoense Luís Rodrigues, da Oficina do Ouro, sentado na banca de ourives a “encher” (termo específico que designa a arte de preencher os espaços das peças com os finíssimos fios de ouro).

Após 12 anos, a Póvoa de Lanhoso regressa à mais importante feira de turismo a nível nacional, num stand próprio, em cuja imagem, concebida para o efeito, se destacavam a Maria da Fonte, a Filigrana e o Castelo de Lanhoso, ex-libris do concelho.

Durante os cinco dias em que decorreu este certame, foi mostrado o que de melhor a Póvoa de Lanhoso tem para oferecer. Deste leque de ofertas, destaque, além da filigrana, outros produtos regionais, tais como os charutos, os doces da romaria e as rochas do pilar, os licores e os vinhos dos produtores locais.

No que concerne aos visitantes profissionais, para quem estavam vocacionados os primeiros dias do evento, foi registado pelos técnicos do Município presentes, “um grande interesse em incluir a Póvoa de Lanhoso nos seus roteiros, quer por causa da filigrana, quer pelas vertentes religiosa e gastronómica”. Registaram também que, ainda nos dias de hoje, “há desconhecimento por parte de muitos de que a Póvoa de Lanhoso é umas das terras produtoras da filigrana, onde as oficinas tradicionais preservam as suas técnicas ancestrais”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES