Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
CulturaPóvoa de Lanhoso promove Prémio Maria da Fonte

Póvoa de Lanhoso promove Prémio Maria da Fonte

CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso estendeu até ao dia 7 de junho o prazo para candidaturas ao Prémio Maria da Fonte, iniciativa que se realiza no âmbito das comemorações dos 175 anos da Revolta da Maria da Fonte.

Maria da Fonte, mulher destemida que na primavera de 1846 deu voz às suas convicções, personifica todos os ideais de luta, coragem, perseverança, vitórias e conquistas. Herdeiras dos símbolos que a Maria da Fonte personifica, as mulheres da Póvoa de Lanhoso difundem estes valores no seu dia a dia, disseminando-os nas suas mais diversas áreas de atuação, fazendo com que a força da heroína do Minho perdure, bem presente, na identidade do país.

O Prémio Maria da Fonte é uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que visa distinguir/prestigiar sete personalidades povoenses, do sexo feminino, que pela sua relevância e trabalho desenvolvido, destacam-se em várias áreas de atuação de foro local, nacional e internacional, e que por essa forma, honram, prestigiam e promovem as gentes e o Concelho da Póvoa de Lanhoso.

O prémio será atribuído, bianualmente, a sete mulheres naturais ou residentes na Póvoa de Lanhoso, que tenham contribuído de forma decisiva e com particular impacto em sete categorias: Cultura; Educação; Desporto; Saúde; Desenvolvimento Económico; e Ambiente.

Haverá ainda o Prémio Prestígio Maria da Fonte a atribuir a uma personalidade feminina a designar pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

É obrigatório o envio da ficha de inscrição anexa às normas, devidamente preenchida e acompanhada do Curriculum Vitae e comprovativo de naturalidade ou residência da candidata.

A candidata ao Prémio deve ser natural ou residente no concelho da Póvoa de Lanhoso. Qualquer instituição ou pessoa portuguesa pode enviar propostas de candidaturas ao Prémio até 7 de junho de 2021 (data de receção), devendo estas ser submetidas, exclusivamente através do e-mail [email protected].

O júri será constituído por seis personalidades femininas da sociedade civil e por um elemento feminino do executivo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso que preside.

No processo de avaliação das candidaturas são considerados como critérios fundamentais o impacto, a originalidade e o caráter inovador da contribuição das candidatas para as respetivas categorias.

Os Prémios serão entregues, numa cerimónia agendada para o dia 16 de julho de 2021, em horário e local a divulgar, oportunamente.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES