Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso promove formação gratuita em Língua Gestual Portuguesa

Póvoa de Lanhoso promove formação gratuita em Língua Gestual Portuguesa

DR

De modo a assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra a 24 de outubro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai proporcionar às pessoas interessadas a possibilidade de aprenderem, gratuitamente, Língua Gestual Portuguesa.

Trabalhando diariamente para que a Póvoa de Lanhoso “seja um território em que os valores da igualdade, equidade e inclusão sejam uma realidade”, a Câmara Municipal vai proporcionar uma formação de Língua Gestual Portuguesa, direcionada sobretudo para profissionais com funções de atendimento ao público ou de apoio social, de forma a capacitar estas pessoas para a comunicação com a comunidade surda.

A frequência da formação é gratuita, porém, carece de inscrição obrigatória através de envio de email para [email protected] até 31 de outubro de 2022. Trata-se de uma formação que conta com o apoio do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Através desta ação, com a duração de 30 horas, divididas por várias sessões, “pretende-se disponibilizar conteúdos pedagógicos que permitam capacitar as pessoas na expressão e compreensão do alfabeto dactilológico, bem como conhecer e desenvolver estratégias que possibilitem pedidos de clarificação das mensagens no decurso da comunicação em LGP; disponibilizar conteúdos pedagógicos que permitam capacitar na expressão e compreensão dos numerais em LGP; disponibilizar conteúdos pedagógicos que aceder às formas mais comuns de saudações e cumprimentos em LGP; disponibilizar conteúdos pedagógicos que permitam, quando em presença de um/a interlocutor/a e numa lógica interativa, proceder à sua apresentação pessoal – recorrendo a noções de dactilologia e a numerais – e, em simultâneo, inquirir o outro sobre os seus dados de apresentação pessoal e ainda sendo abordados os graus de parentesco possíveis, contemplando-se exercícios de compreensão e expressão de características, descritivos e informações sobre pessoas de família em LGP”.

A Língua Gestual Portuguesa é uma língua visual-motora, cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal, e cuja perceção se realiza através da visão. Esta língua é utilizada por pessoas surdas portuguesas na sua comunicação, sendo uma marca importante da sua identidade. É o elemento mais unificador na comunidade surda, enquanto meio de transmissão de valores e da herança cultural das pessoas surdas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS