Sábado, Abril 20, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso organiza Semana da Leitura de 20 a 28 de...

Póvoa de Lanhoso organiza Semana da Leitura de 20 a 28 de abril

© CM Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso vai organizar a Semana da Leitura entre os dias 20 e 28 de abril. Este acontecimento literário, sendo uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, tem este ano como tema a Sustentabilidade.

Com um programa diversificado, que inclui uma marcha da leitura, espetáculos em diferentes espaços e apresentações de livros, a realização da Semana da Leitura conta com o apoio dos Agrupamentos de Escolas da Póvoa de Lanhoso, através das bibliotecas escolares, que participam em estreita harmonia com Câmara Municipal na sua organização, impulsionando e dinamizando esta iniciativa.

Os alunos do 4.º ano dos Agrupamentos de Escolas Gonçalo Sampaio e da Póvoa de Lanhoso irão marcar a abertura da semana, com uma marcha da leitura, pelas ruas da vila, lendo trechos de textos cujo tema é a sustentabilidade, envolvendo 134 alunos das cincos Escolas do Ensino Básico do Concelho.

Também neste dia, pelas 10:00, será aberta, na Galeria de Exposições do Theatro Club, a exposição “25 de Abril em cartaz”. Os 40 trabalhos expostos são o resultado de uma seleção das centenas de cartazes que o Museu da Imprensa possui, alusivos a esta temática, e nele se incluem trabalhos de Vieira da Silva, João Abel Manta e Vespereira.

Na sexta-feira, 21 de abril, Bruno Laborinho e Tiago Guimarães apresentam duas sessões, pelas 10:00 e pelas 15:00, do espetáculo “A Estação” para o público escolar e, para as 21:30, está marcada a apresentação do livro “Democracia real contra a corrupção” de José Macedo Barros, no Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF).

No dia seguinte, sábado, a autora povoense Adriana Ribeiro dará à estampa a sua segunda obra “Reencontro Inesperado”, no mesmo local, pelas 15:30. Às 21:45, Bruno Laborinho e Tiago Guimarães sobem de novo ao placo do Theatro Club com a “A Estação”.

O Dia Mundial do Livro, celebrado a 23 de abril, será assinalado no Jardim António Lopes, com uma iniciativa diferente, que pretende incentivar miúdos e graúdos à leitura. Assim, entre as 16:00 e as 17:30, aquele espaço transforma-se num jardim da leitura, com a animação da mascote Mané, e, quem por lá passar, será presenteado com livros do Município ou edições que tenham sido apoiadas por esta entidade.

Aquele espaço emblemático da vila foi também escolhido para, na segunda-feira, 24 de Abril, o encenador e ator Pedro Giestas apresentar várias sessões do “Anel das Fábulas – O Pai que se tornou Mãe”. Esta peça de teatro, aberta a todo o público escolar, é direcionada a crianças dos 3 a 12 anos e será apresentada pela primeira vez na Póvoa de Lanhoso.

A prova escrita do Concurso Nacional de Leitura (CNL), organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares terá lugar na Casa do Livro, na quarta-feira 26 de abril, pelas 10:00. Nesta prova serão apurados os alunos finalistas que, no dia 28 de abril, sexta-feira, irão a Vizela disputar a fase semifinal do CNL.

“Uma Aventura Histórica – uma viagem ao tempo da Maria da Fonte” é a nova edição do município que será divulgada na quinta-feira, 27 de abril, pelas 21:30, no CIMF. Após a apresentação desta obra destinada ao público infanto-juvenil, que retrata a história da Maria da fonte, seguir-se-á a reapresentação da curta-metragem “Inquietação”, cujo enredo gira em torno da Revolta da Maria da Fonte.

A semana encerra com uma performance teatral apresentada pelas crianças da sala dos 5 anos do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Os 25 atores e atrizes de palmo e meio vão subir ao palco da sala de espetáculos povoense com o objetivo mostrar o culminar do trabalho efetuado pelo SIGO (Serviço para a Promoção e Igualdade de Género), ao longo do ano letivo, no âmbito da Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES