O Quartel dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso passou a ter quatro pontos de água de grande caudal para abastecimento de meios de socorro.
Os autotanques podem agora abastecer no regresso ao quartel, mantendo o grau máximo de prontidão para novas ocorrências de incêndios.
De acordo com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, estas águas resultam do aproveitamento de nascentes da Serra do Carvalho e que numa primeira fase foram encaminhadas para o depósito existente no Horto, sendo até aqui o abastecimento feito através de pontos onde desembocavam as condutas, junto à estrada em Valdemil.
“Este procedimento permitiu aproveitar águas que se perdiam, utilizando-as quer para a rega de espaços verdes, quer para abastecimento dos autotanques, quer para a higienização de espaços ou equipamentos. Atualmente, devido às alterações climatéricas, estamos cada vez mais sujeitos a sofrer períodos de escassez deste bem precioso, especialmente nas áreas urbanas, onde a população está a aumentar e, consequentemente, o consumo de água também. Será cada vez mais importante assegurar um abastecimento contínuo para todas as utilizações e a Câmara Municipal, atenta e pretendendo implementar uma política de gestão inteligente dos recursos hídricos, aproveitou e encaminhou essas águas, de modo eficiente, repudiando qualquer desperdício”, referiu o Município.
“Esta medida permitiu à autarquia poupar dezenas de milhares de euros e potenciar a utilização de água potável para o fim a que efetivamente se destina, sendo também um contributo para a redução da pegada hídrica de todos e para a preservação do nosso planeta”, finalizou a Autarquia.