Ainda que em moldes diferentes dos habituais, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso procedeu à entrega dos Prémios de Mérito Escolar António Lopes referentes aos anos letivos de 2019/2020 e de 2020/2021.
Estes prémios são entregues ao melhor aluno ou à melhor aluna de cada turma de 4.º ano, no final de cada ano letivo. Desta vez, foram distinguidas 19 crianças, sendo 10 no âmbito do ano letivo 2019/2020 e nove relativamente a 2020/2021.
Devido a todas as restrições adotadas no âmbito do combate à pandemia, esta entrega realizou-se em cada escola, sem a habitual cerimónia que caracteriza este momento e em que participam os alunos, pais, mães e docentes. Os prémios relativos ao ano letivo anterior foram entregues na Escola Básica Gonçalo Sampaio e na Escola Básica do Ave aos respetivos Coordenadores que os fizeram chegar aos alunos premiados.
Os critérios de atribuição deste prémio, definidos em Regulamento e concertados entre os Agrupamentos de Escolas do Concelho são, designadamente, o Aproveitamento Global, as Relações Interpessoais, o Interesse e Motivação, Responsabilidade, Autonomia/Iniciativa/Criatividade e a Assiduidade.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso instituiu o Prémio de Mérito Escolar António Lopes no ano letivo de 2006/2007. “António Lopes é reconhecido no seio dos povoenses como grande benemérito, tendo deixado ao concelho um importante património edificado dedicado a valências de âmbito público”, sublinha o Município.