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Póvoa de Lanhoso e Turismo Porto e Norte preparam plano estratégico para o Turismo

© CM Póvoa de Lanhoso

Perceber de que forma o Município da Póvoa de Lanhoso pode contribuir para a região e de que forma é que a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal pode ajudar a potenciar as marcas específicas da Póvoa de Lanhoso, como a Maria da Fonte, e outras. Este foi o principal objetivo de uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e o presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins. As duas entidades vão preparar um plano estratégico para o Turismo.

“Pretende-se reforçar a cooperação estratégica, visando projetar o concelho povoense, de uma forma integrada, dentro e fora das fronteiras nacionais. Temos ideias, a Turismo Porto e Norte tem experiência. Queremos juntar as sinergias de modo a que, daqui a quatro anos, a marca turística Póvoa de Lanhoso seja muito mais forte e mais sólida do que hoje”, explica Frederico Castro.

O ponto de partida é, portanto, a construção de um plano estratégico. “Em conjunto, vamos definir as áreas em que queremos intervir, com quem o queremos fazer e como é que o vamos fazer nos próximos anos”, revela o autarca, que parte para este desfio com otimismo redobrado. “O trabalho da Turismo Porto e Norte oferece-nos garantias e percebemos a importância fundamental que teve na região e nos outros Municípios à nossa volta. No passado, provavelmente, esse trabalho estratégico não foi tão articulado e apurado. Vamos corrigir isso”, assegura.

Para Luís Pedro Martins, o potencial que existe “é grande e o setor tem sido, em territórios de baixa densidade como é o concelho povoense, um fator de coesão territorial e de coesão social”. “Conseguimos, através do Turismo, atrair jovens empreendedores como outros setores não conseguem. E a Póvoa de Lanhoso tem muitos ativos para poder segurar aqui empresas ligadas ao Turismo”, destaca.

“Há uma série de produtos turísticos que já estão no terreno e que a Póvoa de Lanhoso pode integrar, como a Rota dos Vinhos e do Enoturismo, como o turismo de natureza, como o turismo religioso e vamos ver até que ponto também como o turismo industrial. A filigrana também tem elevado potencial”, refere, revelando outros desafios já lançados à Póvoa de Lanhoso e que passam pela participação na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e nas feiras de promoção do destino Porto e Norte quer em Espanha quer no resto do Mundo.

Nesta reunião, que decorreu esta segunda-feira, nos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso, estiveram ainda representantes das duas organizações de Turismo da região: a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, que tem a missão de estruturar o produto na região e de o promover no país e em Espanha, e a agência de promoção externa da região, que tem como missão a promoção destes produtos turísticos no resto do Mundo.

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