Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso distinguida como Autarquia + Familiarmente responsável

Póvoa de Lanhoso distinguida como Autarquia + Familiarmente responsável

© CM Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso foi considerada, no final de 2022, uma das autarquias “+ Familiarmente Responsáveis” do país. A distinção é atribuída, anualmente, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. A entrega da bandeira está marcada para o dia 26 de janeiro, em Coimbra.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, “esta distinção representa um maior compromisso e responsabilidade para com as famílias e os nossos munícipes. Num ano de tantas incertezas, continuaremos a dar prioridade à intervenção social”.

Para 2023 está previsto um conjunto de medidas orientadas para a coesão e apoio social, destinado a apoiar todas as famílias povoenses. Para além da criação do IMI Familiar, com reduções para as famílias de acordo com o número de dependentes, serão mantidas as tarifas sociais de água e de saneamento assim como os benefícios fiscais para jovens que pretendam construir no concelho. Também terá continuidade o Fundo Municipal de Emergência Social, cujo objetivo é fazer face a necessidades imediatas e essenciais aos agregados familiares mais vulneráveis. Estas medidas juntam-se ao projeto das Hortas Comunitárias, ao apoio ao pagamento da renda de casa, ao apoio à natalidade e ao pagamento da creche, de entre muitas outras, que abrangem todas as franjas da população, assim como os diversos setores.

Esta distinção, que resulta de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, visa acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias no que diz respeito a responsabilidade familiar.

A avaliação do Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis analisa fatores ligados à política integrada de família, aos facilitadores de uma política familiarmente responsável e à responsabilidade social dentro da autarquia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS