Póvoa de Lanhoso distinguida com o prémio "Viver em Igualdade"
Sábado , Outubro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2614
Principal / Região / Póvoa de Lanhoso / Póvoa de Lanhoso distinguida com o prémio “Viver em Igualdade”

Póvoa de Lanhoso distinguida com o prémio “Viver em Igualdade”

A Póvoa de Lanhoso vai receber, pela segunda vez, o prémio “Viver em Igualdade” 2020-2021. A cerimónia de entrega realiza-se no próximo dia 23 de outubro, na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira.

“Este prémio e outras distinções que temos recebido são um reconhecimento, um indicador de que estamos no bom caminho, mas também aumentam a nossa responsabilidade e a nossa vontade de continuar a trabalhar para reduzir as desigualdades”, refere Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso.

O prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal, promovida pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que tem como objetivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, nas dimensões da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e a prevenção e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.

A Autarquia de Póvoa de Lanhoso desenvolve este trabalho através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades. O SIGO é uma resposta municipal criada em 2010 vocacionada para a intervenção nos domínios da Cidadania e Direitos Humanos. Desenvolve um vasto leque de atividades destinadas a públicos específicos e assume o acompanhamento de vítimas de violência doméstica e de género no território.

O júri da 5ª edição foi constituído por Ana Cardoso, investigadora ligada ao CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, por Ana Costa, do GRAAL, ONG que integra o Conselho Consultivo da CIG – Secção das ONG, com trabalho na área da promoção da Igualdade e Não Discriminação ao nível autárquico e por Teresa Fragoso, enquanto Presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Pelo trabalho desenvolvido que se tem destacado ao longo dos anos e que tem sido reconhecido, inclusive através de convites para integrar projetos internacionais na área da Igualdade e Não Discriminação, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso candidatou-se pela terceira vez consecutiva ao Prémio, tendo sido distinguida nas três edições com dois prémios e uma menção honrosa. Este ano, apenas 15 Municípios foram distinguidos com o prémio “Viver em Igualdade” 2020-2021.