Segunda-feira, Junho 14, 2021
25.6 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso apresentou Orçamento Participativo Escolar

Póvoa de Lanhoso apresentou Orçamento Participativo Escolar

CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou a edição deste ano do Orçamento Participativo Escolar.

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, participou neste momento que decorreu no Theatro Club. “Reconhecendo a importância do contributo dos povoenses mais jovens, desde tenra idade, no processo de governação do nosso território, a nossa Autarquia tem vindo a promover, ao longo dos últimos anos, o projeto Tu decides – Orçamento Participativo Escolar”, destaca autarca.

“Esperemos estar a lançar sementes para termos cidadãos e cidadãs, Povoenses, mais interventivos, participativos e exigentes. Informados e comprometidos com as escolhas e as tomadas de decisão de acordo com os seus interesses e preferências, ou seja, com aquilo que desejam ver concretizado na sua terra. E, como os mais novos são o nosso futuro, compete-nos fornecer instrumentos como este para que se sintam pertença da nossa comunidade e para que, um dia, sejam eles a conduzir da melhor forma os destinos da Póvoa de Lanhoso”, considera Avelino Silva.

Esta apresentação dirigiu-se aos diretores dos dois Agrupamentos de Escolas do concelho da Póvoa de Lanhoso, aos coordenadores de estabelecimentos e aos representantes de associações de pais.

O Orçamento Participativo Escolar pretende envolver as crianças na vida da sua comunidade e nos processos de tomada de decisão, valorizando a sua participação e o seu contributo na gestão de uma parte do Orçamento Municipal. Desde o início da implementação do Orçamento Participativo Escolar, no ano letivo 2016/2017, o Município já investiu 30 mil euros em projetos escolhidos pelas crianças, do primeiro ciclo e pré-escolar, envolvendo-as neste verdadeiro processo de participação e cidadania ativa.

“Anualmente, disponibilizamos uma verba de 10 mil euros para este programa. Isto significa que temos cinco Escolas Básicas (EB D. Elvira Câmara Lopes, EB do Cávado, EB da Póvoa de Lanhoso, EB António Lopes e EB do Ave) que serão contempladas com um valor de dois mil euros cada para apoiar a sua proposta, o que se traduz também na melhoria das condições das Escolas Básicas do nosso Concelho. Os dois Agrupamentos de Escolas do concelho têm mobilizado as suas crianças de forma muito participativa para este projeto e agradecemos esse envolvimento”, considera Avelino Silva.

O Orçamento Participativo Escolar tem permitido adquirir mobiliário de interior e de exterior, equipamentos infantis, jogos tradicionais para animação dos recreios escolares, jogos de tabuleiro e reforçar o acervo das bibliotecas escolares, de entre outros aspetos.

No ano letivo 2019/2020, este projeto não se realizou devido à situação pandémica que motivou o encerramento das escolas, inviabilizando a sua dinamização. Estamos felizes por o poder retomar.

Esta iniciativa concretiza os objetivos do projeto Cidades Amigas das Crianças e, até mesmo do projeto das Cidades Educadoras, em que a Autarquia da Póvoa de Lanhoso está envolvida.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS