Quarta-feira, Abril 24, 2024
15.5 C
Braga
BragaPosto de Turismo de Braga registou 300 mil atendimentos no espaço de...

Posto de Turismo de Braga registou 300 mil atendimentos no espaço de oito meses

© CM Braga

O Posto de Turismo de Braga registou, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, cerca de 300 mil atendimentos.

Os números, apresentados esta terça-feira, Dia Mundial do Turismo, “são reflexo das várias parcerias que a Autarquia tem realizado ao longo dos últimos anos”, como explicou António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga.

“As parcerias entre as entidades públicas e privadas têm sido determinantes para o sucesso que Braga tem alcançado em termos turísticos. Depois de anos marcados pela pandemia e por muitos constrangimentos, é de enaltecer a resiliência dos empresários e de todos os operadores que conseguiram ultrapassar as dificuldades e que estão agora na senda da recuperação”, sustentou aquele responsável, durante uma sessão comemorativa realizada no Posto de Turismo.

“A forte aposta do Município na promoção da cidade, realizada em parceria de diversos agentes do território e que culminou com a eleição da cidade como Melhor Destino Europeu em 2021, tem sido um fator decisivo para o aumento da procura turística em Braga”, acrescentou.

Segundo António Barroso, “Braga é, assim, um destino cada vez mais procurado pelo mercado internacional, reflexo da aposta na presença e representação da marca em feiras de turismo internacionais, nas quais temos vindo a confirmar uma crescente procura pelo nosso património edificado, restauração, hotelaria, eventos, espaços verdes, praias fluviais e percursos pedestres, entre outros ativos”.

Aquele responsável explicou que a Autarquia vai continuar a apostar em programas de promoção interna e externa, mas também no lançamento de novos materiais promocionais e aplicações móveis como a “Smart Guide”, cuja apresentação está agendada para a próxima sexta-feira, dia 30. Outro dos objetivos passa por aproveitar as sinergias criadas no âmbito dos projetos nascidos a partir da rede URBACT, como o “Tourism Friendly Cities” em que Braga participou.

António Barroso salientou ainda que o turismo de negócios é outra das apostas, revelando que já em novembro, Braga irá receber o encontro da Associação de Viagens do Reino Unido (AITO) e o “Portugal in Love”, evento que irá reunir empresários de diversas áreas com o objetivo de promover Braga como destino de casamentos.

A afluência de visitantes ao Posto de Turismo de Braga é um dos principais indicadores da procura turística. Este ano, o número de atendimentos (cerca de 300 mil) está a aproximar-se gradualmente dos valores de 2019. Para este crescimento contribuíram os meses de abril, junho, julho e agosto, em que os atendimentos aumentaram 22% face ao mesmo período de 2019. Em termos de mercados emissores, Portugal, Espanha e França continuam a ser os mais representativos. Reino Unido, Brasil, Países Baixos, Itália e Estados Unidos são outros dos mercados com expressão.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES