Sábado, Abril 20, 2024
16.1 C
Braga
DesportoPortugal soma mais quatro medalhas nos Paralímpicos Europeus

Portugal soma mais quatro medalhas nos Paralímpicos Europeus

Beatriz Monteiro © David Barros/CPP

O penúltimo dia dos Campeonatos Paralímpicos Europeus, que estão a decorrer em Roterdão, nos Países Baixos, trouxe, neste sábado, mais quatro medalhas de bronze para Portugal.

Beatriz Monteiro em singulares SU5 e pares femininos SL3-SU5 de badminton, Diogo Daniel em singulares SL4 de badminton e Bernardo Vieira na prova em linha C1 de ciclismo foram os protagonistas nacionais desta jornada competitiva. Portugal soma já 12 medalhas na competição.

No badminton, Beatriz Monteiro brilhou ao assegurar duas medalhas de bronze para Portugal. A atleta de 17 anos começou por disputar a meia final de pares femininos SL3-SU5 em parceria com Catherine Naudin (França) e num jogo equilibrado a dupla luso-francesa acabou por ser derrotada em três sets por Lenaig Morin e Milena Surreau (França) por 24-22 9-21 18-21. O resultado foi suficiente para a obtenção da medalha de bronze na categoria.

Beatriz Monteiro disputou, ainda, a meia final de singulares SU5 de badminton contra a dinamarquesa número dois no ranking mundial, Cathrine Rosengren, e com uma derrota por 21-16 21-19 assegurou a sua segunda medalha de bronze nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus.

“Sinto que ao longo da competição fui crescendo, tive jogos um bocadinho atribulados e fui conseguindo melhorar. Hoje foi um dia agridoce porque senti que joguei muito bem nos dois jogos mas levo com muito orgulho para o meu país duas medalhas de bronze e seguimos fortes para as próximas competições”, referiu Beatriz Monteiro.

Também na modalidade de badminton, Diogo Daniel discutiu a meia final de singulares SL4 com o campeão paralímpico e líder do ranking mundial, Lucas Mazur (França), e após uma boa réplica acabou por ceder pelos parciais de 21-14 21-10, conquistando também a medalha de bronze na respetiva categoria.

“Foram uns grandes Campeonatos Europeus. Acho que fiz tudo o que tinha para fazer, venci todos os jogos da fase de grupos, os oitavos de final e quartos de final e na meia-final acho que foi um jogo equilibrado contra o atual campeão paralímpico e mundial. É uma medalha muito importante e estou muito satisfeito com a minha prestação”, assegurou Diogo Daniel.

Bernardo Vieira voltou a ser figura de destaque no ciclismo ao conquistar a medalha de bronze na prova em linha de 63 quilómetros da classe C1 com o tempo de 1:46.14 horas. O espanhol Ricardo Argiles ganhou o ouro (1:45.57) e o alemão Michael Teuber ficou com a medalha de prata (1:45.58). Esta foi a segunda medalha de Bernardo Vieira nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus, depois de ter conquistado ontem a prata no contrarrelógio C1.

“A minha estratégia era ir com os atletas da frente, os mais fortes, mas na segunda volta perdi o contacto, a prova foi muito aos esticões. Depois apanhei o meu colega de equipa, Telmo Pinão, fomos a trabalhar os dois e na última volta apanhámos o grupo. Estou bastante contente, é um desfecho positivo de temporada”, afirmou Bernardo Vieira.

Também no dia de hoje, o ciclista Telmo Pinão alinhou na prova em linha da classe C2 e percorreu os 63 quilómetros do percurso em 1:45.57 horas, registo que lhe valeu o 7.o lugar da classificação.

Portugal conta já com 12 medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus (duas de ouro, duas de prata e oito de bronze). Miguel Vieira em -60kg J1 de judo e Carla Oliveira em individuais BC4 de boccia conquistaram o ouro. Ana Correia em individuais BC2 de boccia e Bernardo Vieira no contrarrelógio C1 de ciclismo asseguraram a prata. As medalhas de bronze foram conquistadas por Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo, por André Ramos em individuais BC1 de boccia, pelo par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro, pela equipa BC1/BC2 de boccia constituída por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves, por Bernardo Vieira na prova em linha C1 de ciclismo, por Diogo Daniel em singulares SL4 de badminton e por Beatriz Monteiro em pares femininos SL3-SU5 e em singulares SU5 também de badminton.

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas – que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES