Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
3.9 C
Braga
InícioPaísPortugal recebe seminário europeu sobre lições aprendidas nos incêndios rurais de 2022

Portugal recebe seminário europeu sobre lições aprendidas nos incêndios rurais de 2022

DR

A Comissão Europeia e o Ministério da Administração Interna de Portugal promovem nos próximos dias 10 e 11 de janeiro, em Lisboa, um seminário para partilhar lições aprendidas no combate a incêndios rurais a partir da análise à época de fogos de 2022.

Esta iniciativa realiza-se em Portugal por proposta do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apresentada em setembro de 2022 no Conselho de Ministros do Interior da União Europeia (UE), onde salientou a importância do reforço da coordenação e da capacidade europeia para responder aos incêndios que assolam o continente de forma cada vez mais frequente e intensa.

O seminário, em que participam representantes de mais de 30 países, tem três objetivos principais centrados nos incêndios rurais: Resposta, Preparação e Prevenção.

Ao nível da resposta, vão discutir-se as lições identificadas nas várias operações de combate a incêndios rurais no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil em 2022.

No plano da preparação, vão analisar-se as medidas colocadas em prática para melhor gerir os riscos de incêndios rurais e reduzir os seus impactos.

Em matéria de prevenção, vão discutir-se os passos para melhor antecipar a ocorrência de incêndios rurais a nível nacional e europeu, com base nas boas práticas e na elaboração de planos para o futuro.

Na abertura do seminário sobre o “Programa de Lições Aprendidas da época de incêndios Rurais de 2022 do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, às 09:30 de terça-feira no Hotel Iberostar, vão estar o comissário europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarčič, o ministro José Luís Carneiro e o ministro de Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, por videoconferência e enquanto representante da Presidência Sueca do Conselho da UE.

Há depois um painel em que intervêm o ministro da Crise Climática e da Proteção Civil da Grécia, Christos Stylianides, e (por videoconferência) os ministros do Interior da Chéquia, Vít Rakušan, de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e de França, Gérald Darmanin, o ministro da Defesa da Eslovénia, Marian Sarec, e o ministro da Proteção Civil e da Polícia Marítima de Itália, Nello Musumeci.

Segue-se, às 11:30, uma conferência de imprensa conjunta do Comissário Europeu Janez Lenarčič e José Luís Carneiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS