Em oito jogos realizados na fase de grupos, Portugal soma só vitórias no Grupo J, num total de 24 pontos.

Com os dois últimos jogos de qualificação à porta e já com o apuramento garantido, Portugal quer manter-se invicto e fechar com chave de ouro a fase de grupos do Euro 2024. Para que isso aconteça, a Seleção Nacional precisa vencer o Liechtenstein e a Islândia. Fazendo as contas, através da calculadora tdee, a equipa das Quinas para seguir invicta em vitórias, somará 30 pontos. Esta seria a primeira vez na história que a equipa das Quinas conseguiria alcançar o feito.
Roberto Martínez, selecionador nacional, já anunciou a lista dos 26 convocados para ambos os embates. O técnico espanhol apresentou duas grandes novidades na representação de Portugal com a estreia de Bruma, avançado do SC Braga, e Matheus Nunes, médio do Manchester City.

Bruma e Matheus Nunes escolhidos por Roberto Martínez
O selecionador nacional explicou a escolha de Bruma e Matheus Nunes para integrarem a lista de convocados para os jogos frente ao Liechtenstein e a Islândia. O técnico frisou que está a acompanhar Bruma desde janeiro deste ano, tendo evidenciado o crescimento do jogador do SC Braga na Liga dos Campeões. Já Mateus Nunes irá ocupar a vaga de Danilo e, para Roberto Martínez, o jogador do Manchester City poderá acrescentar valências diferentes nos jogos que restam.
Pepe volta aos convocados
O treinador chamou Pepe, central do FC Porto, que esteve ausente durante quase todos os jogos da fase de grupos por causa de uma lesão. O jogador, com quase 40 anos, foi elogiado por Roberto Martínez que destacou o “profissionalismo exemplar e experiência” do jogador.

Baixas na Seleção Nacional
Danilo não irá vestir as cores nacionais uma vez que está com problemas físicos no Paris Saint-Germain, assim como Raphael Guerreiro que está a recuperar no Bayern Munique.
João Neves irá continuar na Seleção A
Roberto Martínez garantiu hoje a continuidade de João Neves na Seleção A. O médio do Benfica estreou-se pela primeira vez frente à Bósnia-Herzegovina, em Zenica, onde Portugal venceu por 5-0, tendo merecido vários elogios por parte do selecionador nacional.
Lista dos 26 convocados para os dois últimos jogos da fase de grupos
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma).
Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton), João Cancelo (Manchester City), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton), Pepe (FC Porto).
Médios: João Palhinha (Fulham), João Neves (Benfica), Rúben Neves (Al Hilal), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio (Al Nassr), Vitinha (PSG) e Bernardo Silva (Manchester City) Matheus Nunes (Manchester City), Bruma (Sp. Braga);
Avançados: Ricardo Horta (SC Braga), Rafael Leão (Milan), João Félix (Atlético Madrid), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (PSG) e Diogo Jota (Liverpool).
Portugal irá defrontar o Liechtenstein no dia 16 de novembro, às 19:45, em Vaduz, e no dia 19 de novembro, à mesma hora, a Islândia, no Estádio José Alvalade.
A Seleção Nacional é primeira do Grupo J com 24 pontos, seguindo-se a Eslováquia com 16. O Luxemburgo é terceiro com 11 pontos, a Islândia, quarta, com 10, e a Bósnia-Herzegovina, penúltima, com 9 pontos. O Liechtenstein está no fundo da tabela sem pontos.