Sábado, Março 6, 2021
12.8 C
Braga
Início Braga Portal de emprego de Braga tem potenciado contratação de profissionais

Portal de emprego de Braga tem potenciado contratação de profissionais

CM Braga

Lançado durante a primeira vaga da pandemia, o Work In Braga tem como principal objetivo ligar empregadores e potenciais interessados em preencher as vagas disponíveis nas empresas bracarenses, tendo já potenciado o recrutamento de dezenas de profissionais.

Num concelho onde, desde março, se registou um aumento do número de desempregados, o projeto da InvestBraga, desenvolvido em parceria com o Município de Braga e empresas do concelho, tem ajudado cerca de 700 profissionais a encontrar novas oportunidades de trabalho em mais de 120 empresas bracarenses.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, os seis meses de vida do Work In Braga “provaram a necessidade de apoiar a população a encontrar novas oportunidades de trabalho, numa altura tão particular para o mercado de trabalho, fruto da retração da economia como resultado da pandemia”. Carlos Silva salienta ainda que “esta ferramenta foi uma necessidade de um vasto conjunto de parceiros que torna mais fácil o trabalho de todos”.

Com um registo de mais de 2500 interações entre empresas e potenciais trabalhadores, desde o lançamento da plataforma, Gil Carvalho, responsável pela área de Dinamização Económica e Atração de Investimento, sublinha a particularidade do Work In Braga descomplicar os processos de recrutamento. “Esta solução tem apoiado o nosso ecossistema empresarial na identificação de profissionais que estão à procura de novas oportunidades, dando a possibilidade de estabelecer, desde logo, contactos essenciais para a contratação. Tudo numa só plataforma, que tem registado um feedback bastante positivo, quer por parte de empregadores, quer dos profissionais que a ela recorrem para encontrar emprego ou progredir na carreira”, garante.

Atualmente, no Work in Braga é possível encontrar mais de 300 oportunidades de trabalho para áreas de especialização bastante diversificadas, sendo o perfil associado às tecnologias da informação o mais procurado pelas empresas bracarenses registadas nesta plataforma. Ao todo, 40% das vagas ativas no portal são para a área das tecnologias de informação.

Para Gil Carvalho, este dado assume “especial relevância, dado o potencial que as empresas tecnológicas têm para a fixação e retenção de talento no concelho. As empresas estão também à procura de profissionais especializados (14%), bem como de especialistas nas áreas da engenharia (9%)”. Já no campo dos profissionais à procura de novos desafios destacam-se os técnicos especializados (12%), bem como os ligados às áreas administrativas (10%) e de gestão (10%).

Recorde-se que, em 2020, o desemprego do concelho de Braga disparou em abril (7008) para valores próximos dos registados em 2017 (7300), ainda que a tendência dos últimos meses seja de recuperação de postos de trabalho. Em outubro, o concelho registava 7531 desempregados, menos do que os registados em agosto, altura em que o número atingiu o maior pico de 2020 (7754).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS