Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de Lanhoso“Pela Santa Liberdade” dá mote às comemorações do 25 de Abril na...

“Pela Santa Liberdade” dá mote às comemorações do 25 de Abril na Póvoa de Lanhoso

© Angélica Antunes

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai comemorar o 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com iniciativas de índole cultural, desportiva e artística. Com o mote “Pela Santa Liberdade”, numa alusão ao hino da Maria da Fonte, a principal novidade do programa é a realização de uma sessão solene evocativa da data, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.

As comemorações arrancam já este sábado, dia 23 de abril, e prolongam-se até segunda-feira, 25 de abril. Com o objetivo de assinalar a importância que a data tem para Portugal e para o concelho, mas também de envolver toda a comunidade na evocação do Dia da Liberdade, a Autarquia povoense propõe várias iniciativas que têm início logo no sábado de manhã, às 10h00, com a iniciativa “Pontido Desportivo”, no Anfiteatro do Pontido.

Para a tarde, a partir das 14:30, as propostas são uma caminhada seguida de aula livre de DeRose Method, e a I Milha da Liberdade, com início às 16h00, no Parque do Pontido. O dia termina com o espetáculo “Instalados em Poltronas”, no Theatro Club, às 21:45.

Para dia 24 de abril, domingo, está agendada para as 10:00 uma mega aula de hidroginástica, na Piscina Municipal Coberta, mas também estão previstos os Jogos do Pontido, no Espaço Jovem, a partir das 14:00.

Já para segunda-feira, dia 25 de abril, está marcada a cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, pelas 10:00, seguindo-se, no Salão Nobre, a sessão comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril, sendo esta a principal novidade do programa de 2022. Ambos os momentos terão live streaming nas redes sociais do Município.

À tarde, a partir das 15:00, o programa prossegue com um momento simbólico de evocação do Dia da Liberdade, junto ao Monumento do 25 de Abril; e com a inauguração de uma intervenção artística em espaço público. Esta intervenção, da autoria de Mariana Mizarela, realizou-se nas escadas de acesso ao Alto da Bela, através da Praça Eng. Armando Rodrigues, bem no centro da Vila sede de concelho da Póvoa de Lanhoso. Trata-se da apresentação do resultado final da residência artística desenvolvida no âmbito do projeto “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!”, promovido pelo Consórcio Minho In.

Às 16:00, começa o último momento do programa comemorativo, com a atuação da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso que convida o conhecido artista Povoense, Tiago Barbosa. Este concerto, que decorre no Cine-Fórum dos Bombeiros Voluntários, terá live streaming nas redes sociais do Município. A entrada é gratuita, mas exige reserva para [email protected] até ao limite da lotação disponível.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS