Domingo, Junho 23, 2024
17.8 C
Braga
DesportoAtletismoPedro Pichardo entra a ganhar na Liga Diamante

Pedro Pichardo entra a ganhar na Liga Diamante

© Federação Portuguesa de Atletismo

Pedro Pichardo, recordista de Portugal, venceu, este sábado, o triplo-salto, no Meeting de Doha, a primeira das reuniões da Liga Diamante, dando um passo importante para o circuito, que já venceu por duas vezes.

O atleta do Benfica abriu o concurso com a melhor marca mundial do ano (17,65 metros) e melhorou depois para 17,91 metros, embora com o vento ligeiramente superior ao regulamentar (+2,1 m/s). Ainda assim, foi o suficiente para o campeão olímpico, mundial e europeu em título trazer o ouro na primeira competição da época ao ar livre.

O atleta que mais vezes ultrapassou os 17,90 metros na história do triplo-salto mundial, voltava a triunfar em Doha, o que aconteceu pela terceira vez, depois de um triunfo surpresa em 2015, com a marca de 18,06 m, derrotando outro antigo campeão mundial e olímpico, o norte-americano Christian Taylor (18,04), numa prova em que dois atletas passaram os 18 metros.

Este sábado, Pichardo venceu uma prova em que quatro atletas entram para a história. Nunca, em qualquer competição, três homens passaram os 17,70 metros, ontem foram quatro: Pichardo (17,91, com vento), o espanhol Andy Diaz (que ainda tem de competir como cubano), que saltou 17,80m (+2.6m/s) e outro cubano, o campeão mundial em pista coberta, Lazaro Martinez saiu com 17,71m (+3.4m/s) e, na ronda final, Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, saltou 17,81m (1.5m/s), melhor marca mundial do ano.

A Liga Diamante é composta por 14 meetings, um deles, em Eugene, a grande final.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES