Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioBragaPatrimónio Musical de Braga vai promover São Vicente com concerto e exposição

Património Musical de Braga vai promover São Vicente com concerto e exposição

© Paróquia de São Vicente

É já na sexta-feira, dia 11 de novembro, que o projeto “Património Musical de Braga” vai promover a Freguesia de São Vicente, com uma exposição e concerto. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Suonart – Associação Cultural, surge associada à Festa de São João de Latrão e Comemoração dos 330 anos da reedificação da Igreja de São Vicente.

A jornada arranca sexta-feira, pelas 18:00, com a exposição dedicada ao “Património Musical Religioso da Freguesia de São Vicente”, na Junta de Freguesia de São Vicente. No sábado, 12 de novembro, pelas 21:15, a Igreja de São Vicente acolhe o concerto de música barroca da Camerata de Cordas da Universidade do Minho. Este concerto será, ainda, antecedido pela conferência ‘A música nas confrarias de São Vicente – séc. XVIII e XIX’, conduzida pela professora Associada na Universidade do Minho e coordenadora do projeto, Elisa Maria Maia Silva Lessa.

Para além destes momentos culturais, a Festa de São João de Latrão e a Comemoração dos 330 anos da reedificação da Igreja de São Vicente de Braga, integram também no seu programa duas celebrações religiosas. Esta quarta-feira, 9 de novembro, pelas 18:00, decorre a Eucaristia solene da Dedicação da Basílica de São João de Latrão e no dia 13 de novembro, pelas 19:00, a Eucaristia Solene da comemoração dos 330 anos da Reedificação da Igreja de São Vicente de Braga.

De destacar que o projeto “Património Musical do Concelho de Braga” teve início em 2016 com a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias do concelho. Esta atividade, que abarca investigação musicológica e etnomusicológica, em cada ano, realiza um evento dedicado a uma freguesia da cidade, realizando os restantes eventos, em freguesias fora do tecido urbano.

Os objetivos da iniciativa “Património Musical do Concelho de Braga” passam por dar a conhecer, preservar e fruir o património musical do concelho de Braga e em particular o património das freguesias do concelho fora do centro urbano, valorizar o potencial cultural e humano de cada uma das freguesias de Braga, promover a educação cultural, estética e humanística da população num quadro de globalização, desenvolver o sentido identitário de pertença e de valores culturais no campo do património musical português e, por fim, criar novos públicos no âmbito da música.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS