Quinta-feira, Abril 11, 2024
21.2 C
Braga
AtualidadeParafarmácia em casa: como selecionar e utilizar produtos não prescritos para saúde...

Parafarmácia em casa: como selecionar e utilizar produtos não prescritos para saúde e bem-estar

© Nathaniel Yeo/Unsplash

Numa era em que a saúde e o bem-estar assumem um lugar de cada vez maior destaque no nosso quotidiano, o conceito de «parafarmácia» tem vindo a desempenhar um papel igualmente preponderante.

O termo refere-se a um estabelecimento semelhante a uma farmácia, em que são vendidos medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de uso não terapêutico, tais como vitaminas, suplementos alimentares, produtos de beleza e cuidados da pele, entre outros.

Estes produtos poderão revelar-se essenciais para a manutenção do estado de saúde dos consumidores, para a melhoria do seu bem-estar e até para resolver problemas e aflições ligeiros.

Neste guia, explicamos o que fazer para selecionar e utilizar produtos vendidos por uma parafarmácia, de modo a criar uma rotina de saúde e bem-estar sem sair de casa.

1. Conceito de «parafarmácia»

  • O que é?

Tal como explicámos supra e reforçamos agora, uma parafarmácia é um estabelecimento comercial que opera no âmbito do setor da saúde e do bem-estar, vendendo apenas medicamentos não sujeitos a receita médica, entre outros artigos com fins não terapêuticos.

Estes produtos compreendem itens vários como suplementos alimentares ou produtos de cuidados pessoais que podem ser adquiridos sem prescrição clínica.

  • Qual a sua importância?

Os produtos parafarmacêuticos colocam à disposição um modo conveniente e acessível de manter um estado de saúde controlado, suprir necessidades nutritivas específicas ou aprimorar rotinas de beleza do cabelo e da pele, por exemplo.

Estes artigos podem também constituir uma parte integrante de uma rotina preventiva de cuidados de saúde e bem-estar.

2. Seleção dos produtos adequados

  • Identifique as suas necessidades

Ter noção das suas necessidades específicas constitui o primeiro passo para saber selecionar os artigos mais indicados para si.

Quer queira robustecer o seu sistema imunitário, melhorar o aspeto da sua pele ou tratar de uma preocupação de saúde ligeira (e que não implique intervenção médica), estabelecer objetivos concretos ajudá-lo-á a tomar decisões informadas.

  • Aconselhe-se com um profissional

Embora estes produtos não requeiram uma prescrição, aconselhar-se com um especialista em artigos de bem-estar ou cuidados da pele poderá encaminhá-lo para a escolha dos itens mais adequados ao suprimento das suas necessidades individuais.

  • Leia os rótulos e consulte as críticas

Leia sempre os rótulos dos produtos que estiver a considerar adquirir, de modo a informar-se relativamente à sua composição, instruções de utilização e potenciais efeitos secundários.

Ao mesmo tempo, caso esteja a efetuar uma pesquisa online a partir do conforto do seu lar, a consulta de críticas deixadas por outros clientes poderá ajudá-lo a perceber a eficácia de um determinado artigo, embora nada garanta que a reação seja a mesma em organismos diversos.

  • Tenha em conta a qualidade dos produtos e respetivas marcas

Opte por marcas de renome que seguem à regra os princípios de qualidade definidos por lei; as certificação e recomendação de um determinado produto da parte de autoridades de saúde poderão ser indicativas da fiabilidade do artigo em causa.

3. Utilização de produtos de parafarmácia

  • Siga as instruções

Utilize os produtos que tiver adquirido sempre em consonância com as instruções fornecidas na embalagem ou com as indicações de um especialista.

  • Monitorize a sua reação

Tome nota da forma como o seu organismo reage ao produto; em caso de efeitos adversos, deixe de utilizar o produto de imediato e consulte um profissional de saúde certificado.

  • Equilibre o consumo de um produto com um estilo de vida saudável

Os produtos parafarmacêuticos revelam-se mais eficazes quando combinados com uma alimentação e um estilo de vida saudáveis; no entanto, há que ter em conta que estes artigos não se substituem a uma terapêutica prescrita por um médico, sempre que tal for necessário.

4. Parafarmácia em casa

  • Crie um espaço próprio

Escolha uma área ou um armário específicos para os seus produtos parafarmacêuticos, de modo a certificar-se de que os mesmos se mantêm organizados e facilmente acessíveis.

  • Armazene o que for essencial

Pondere armazenar produtos essenciais como analgésicos, supressores de refluxo, vitamínicos ou produtos de cuidados da pele.

  • Reveja e renove regularmente

Confira regularmente os prazos de validade dos seus produtos e proceda à respetiva substituição conforme necessário.

5. Aquisição de produtos parafarmacêuticos online

  • Visite lojas online com uma boa reputação

Pode explorar um sem-número de produtos de parafarmácia online à venda em lojas de renome que providenciem descrições detalhadas dos respetivos artigos, críticas de outros clientes e ajuda profissional especializada.

  • Esteja atento a descontos e promoções

As lojas online têm por hábito oferecer descontos e promoções, permitindo-lhe adquirir produtos de qualidade a preços competitivos.

  • Informe-se relativamente às políticas de entrega e devolução

Compreender as cláusulas das políticas de entrega e devolução de uma determinada loja fará com que a sua experiência de compras decorra com toda a tranquilidade.

6. Conclusão: o poder da saúde e do bem-estar a partir de casa

As parafarmácias têm o poder de conferir aos consumidores o controlo sobre a sua saúde e o seu bem-estar sem que tenham de abandonar o conforto do seu lar; desde a seleção dos produtos mais adequados à definição de uma rotina de cuidados de saúde personalizada, esta abordagem fomenta uma perspetiva holística em relação ao bem-estar dos consumidores.

Ao sabermos reconhecer as nossas necessidades únicas, procurarmos ajuda profissional e utilizarmos produtos parafarmacêuticos de forma responsável, estamos a criar um ambiente doméstico que cuida não só do nosso corpo, mas também da nossa mente e alma.

Com toda esta abundância de opções, tanto em lojas físicas, como em lojas online, as parafarmácias nunca foram tão acessíveis; no fundo, são uma maneira conveniente, versátil e promissora de investirmos em nós próprios e nas nossas famílias, promovendo, assim, uma vida mais feliz e saudável.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES