Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
10.1 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosPandemia adia congresso ibérico sobre mobilidade em Barcelos

Pandemia adia congresso ibérico sobre mobilidade em Barcelos

CM Barcelos

O 17º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” que o Município de Barcelos vai acolher, tem nova data. O evento, originalmente apontado para 15, 16 e 17 de abril, acabou adiado devido à pandemia pela Covid-19. Está agora agendado para 3, 4 e 5 de junho.

O congresso, que este ano se dedica ao tema “A era da infraestrutura”, propõe-se a debater sobre a mobilidade ativa.

O convite para o Município receber este “importante evento” partiu da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, que divide a organização do congresso com a sua congénere espanhola, a ConBici.

Trata-se de um dos mais importantes fóruns europeus de discussão de políticas de promoção da mobilidade ciclável e realiza-se, de dois em dois anos, de forma alternada, em Portugal e em Espanha.

O Congresso Ibérico terá a sua sessão de abertura a 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, decretado pela ONU, em 2018.

A escolha de Barcelos para a realização da edição de 2021 do Congresso Ibérico representa “uma excelente oportunidade para cimentar as boas práticas no domínio da mobilidade ciclável que estão a ser pensadas e implementadas na cidade”.

“A Autarquia tem vindo a fazer uma forte aposta nos modos suaves de transporte. Além do BarcelosBus, iniciado em 2018 com duas linhas de transporte público urbano, o Município vai avançar com a criação de uma Ciclovia Circular na área mais densa da cidade e fazer melhorias das condições operacionais e de rebatimento do transporte público, num investimento aproximado de 2.8 milhões de euros”, refere o Município.

A futura Ciclovia Circular alinha com o projeto “U-Bike” criado pelo IPCA, que se centra na cedência de bicicletas à comunidade académica.

Estas são as primeiras etapas de um programa que transformará o conceito de mobilidade na cidade. Em curso está já também o concurso público internacional para a Prestação do Serviço Público de Transporte Rodoviário Regular de Passageiros no concelho, bem como para um sistema de bicicletas partilhadas com 500 veículos.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS